Visão alargada da satisfação profissional de professores do 1º e do 2º CEB face às suas condições de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Domingos Manuel da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3238
Resumo: Atualmente, a sociedade é marcada por um ritmo alucinante de transformações em diversos setores e - como tal - a educação não é a exceção. Este estudo enquadra-se num tempo em que a inquietude e a ansiedade permeiam a vida pessoal e profissional da classe docente, almejando compreender a sua satisfação perante as condições de trabalho. Apesar da temática em questão não ser totalmente nova, em termos teóricos houve a preocupação de abarcar os conceitos de forma dialógica e sistémica, compreendendo-os no quadro societal atual. A presente investigação pode ser considerada um estudo de caso, embora a sua natureza complexa possa admitir algumas características de um estudo piloto. Foi desenvolvido empiricamente com professores do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico que exercem funções docentes nos agrupamentos de escolas de São João da Madeira e de Maceda e Arada, sendo inquiridos através de um questionário. O tratamento da informação recolhida conjugou procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais (com apoio do programa SPSS) e análise de conteúdo para as questões de tipo aberto. Os resultados podem ser lidos em vários eixos que se integram numa lógica recursiva. Ou seja, atualmente as condições de trabalho dos professores compreendem um conjunto de fatores diversos que - na sua estruturação sistémica - permitem compreender melhor a satisfação destes profissionais. Em traços gerais, este estudo permitiu verificar que a satisfação profissional - sendo algo intrínseco ao sujeito, ou seja, da ordem da pessoalidade - é condicionada por um conjunto de condições externas que devem ser entendidas numa perspetiva holística. Longe estão os tempos em que as preocupações dos docentes se centravam nas somente nas condições físicas e materiais das escolas ou nas condições relacionais (sobretudo as estabelecidas com os alunos e com os respetivos encarregados de educação). Hoje em dia, as mudanças exponenciais que a sociedade experimenta, parecem fazer com que a classe docente tenha um conjunto de constrangimentos e de desafios que nos parecem de índole transversal, como aliás retrata este estudo.
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