Espaço universitário para o ensino da arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saes, Daniel Corrêa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7332
Resumo: A presente dissertação foi elaborada, tendo como referência um projeto desenvolvido pelo aluno no âmbito da disciplina de Projeto IV, inserida no último ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, durante o 2º semestre do ano letivo 2013/2014. O projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver uma proposta de um plano geral para o Campus Universitário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no Campo Grande, sendo posteriormente desenvolvido com maior acuidade o edifício do Departamento de Arquitetura [D’ARQ]. Para tal baseia-se num estudo aprofundado do espaço a projetar, os seus requisitos mais imediatos, para quem este se destina e ainda nos conhecimentos passados por arquitetos tais como Walter Gropius, Vilanova Artigas e Álvaro Siza, enquanto fonte de inspiração. É realizada uma análise comparativa dos diferentes espaços adotando-se, no desenvolver do projeto, algumas soluções muito semelhantes ao já utilizado pelos arquitetos acima mencionados. Este projeto tem como objetivo uma integração entre os estudantes de arquitetura e de outras áreas que partilham dos mesmos espaços, numa tentativa de aumentar conhecimentos e potenciar um trabalho multidisciplinar investigativo e ainda inspirar os alunos com a própria arquitetura e organização do espaço onde estudam e trabalham.
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spelling Espaço universitário para o ensino da arquiteturaMESTRADO EM ARQUITETURAARQUITETURAESPAÇOS ARQUITETÓNICOSENSINOUNIVERSIDADESINVESTIGAÇÃOENSINO DA ARQUITETURAARCHITECTUREARCHITECTURAL SPACESTEACHINGUNIVERSITIESRESEARCHARCHITECTURE TEACHINGA presente dissertação foi elaborada, tendo como referência um projeto desenvolvido pelo aluno no âmbito da disciplina de Projeto IV, inserida no último ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, durante o 2º semestre do ano letivo 2013/2014. O projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver uma proposta de um plano geral para o Campus Universitário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no Campo Grande, sendo posteriormente desenvolvido com maior acuidade o edifício do Departamento de Arquitetura [D’ARQ]. Para tal baseia-se num estudo aprofundado do espaço a projetar, os seus requisitos mais imediatos, para quem este se destina e ainda nos conhecimentos passados por arquitetos tais como Walter Gropius, Vilanova Artigas e Álvaro Siza, enquanto fonte de inspiração. É realizada uma análise comparativa dos diferentes espaços adotando-se, no desenvolver do projeto, algumas soluções muito semelhantes ao já utilizado pelos arquitetos acima mencionados. Este projeto tem como objetivo uma integração entre os estudantes de arquitetura e de outras áreas que partilham dos mesmos espaços, numa tentativa de aumentar conhecimentos e potenciar um trabalho multidisciplinar investigativo e ainda inspirar os alunos com a própria arquitetura e organização do espaço onde estudam e trabalham.The present investigation was elaborated as an analysis to a project presented by the author for acquiring a Master degree, in the subject Projeto IV, in Mestrado Integrado em Arquitetura, in Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, while completing the second semester of 2013/2014. The project was executed with the purpose of developing a Master Plan for the University Campus in Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, in Campo Grande, and a precise transformation of the Architecture Department [D’ARQ] building. For such purpose it relays on an accurate study of the space to develop, its immediate requests, to whom it is built and shared knowledge from architects such as: Walter Gropius, Vilanova Artigas e Álvaro Siza, as an inspirational source. We conduct a comparative analysis of the different spaces adopting, in the project process, some solutions similar to those used in the past by the architects we made reference from. This project aims for an integrative solution between students, regardless their courses or subjects of study, concerning the spaces they use and share, attempting to increase knowledge and produce a multidisciplinary investigation environment, as well as inspire students in their ‘work places’ with the space organization and building architecture itself.2016-10-06T13:40:35Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7332TID:201329450porSaes, Daniel Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:09.288433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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