CEF de eletricidade: um rumo para o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Gonçalo Jorge Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5411
Resumo: Este estudo tem como objetivo central compreender o conceito dos Cursos de Educação e Formação (CEF), e a sua realidade no processo de educação e formação de jovens, tendo como perspetiva um caminho de reencontro dos jovens com o sistema educativo atual. Tenta-se sobretudo perceber a ideia que estes jovens têm da oferta formativa que frequentam e particularmente os efeitos que esta escolha tem no seu percurso escolar. Paralelamente aspirar a que futuros professores desta realidade formativa possam ter neste estudo um apoio. A dissertação é composta de duas partes a primeira refere-se ao enquadramento legislativo ou normativo e teórico do que se pretende estudar. A segunda parte refere-se à realidade escolar e ao enquadramento metodológico. Em relação ao enquadramento teórico e normativo são apresentados o desenvolvimento histórico do ensino técnico desde a sua criação até à introdução dos Cursos de Educação e Formação. É feita uma resenha do enquadramento legal dos Cursos de Educação e Formação e uma abordagem às metodologias de formação com especial referência aos meios e recursos para o ensino profissional. Relativamente à segunda parte, esta inicia-se com o enquadramento metodológico passando para o contexto de investigação. Após o regulamento específico dos cursos CEF, debruço-me então sobre os equipamentos utilizados na prática educativa e os conteúdos a lecionar. Os docentes são uma das peças essenciais nesta engrenagem educativa, pelo que as suas funções e competências não podem ser esquecidas, tal como a importância da participação dos encarregados de Educação. Há lugar ainda para uma descrição relativa às novas realidades formativas nas escolas. Pretende-se com este estudo que o conhecimento possa contribuir para a melhoria das práticas e, desta forma, para uma melhoria da Formação de jovens.
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