Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sergio Frank
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Sheila Aparecida Santos, Nista-Piccolo, Vilma Leni, Moreira, Wagner Wey, Nunes, Hugo Cesar Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.242
Resumo: O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.
id RCAP_921c32e9cbf6748f3f674bfcf92e4130
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunosTransmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunosOriginal ArticleO presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.The present study investigates the ideas of the human body transmitted and grasped by the teachers of Physical Education in Basic Education classes. It was carried a research with Physical Education teachers using the following questions: What ideas about the human body are you transmitting in your Physical Education classes? Do you perceive the reactions of your students to these ideas? The analyses of the answers were methodologically followed in these moments: a) reading of the descriptions, b) elaboration of the units of meaning; c) ideographic analysis; d) nomothetic analysis. Results showed that teachers of Physical Education when transmitting ideas of restricted body in the physical dimension, they realized that the reactions of their students were directed to the concrete aspects of the body and to the aspects related to the behavior of the organisms; when they transmitted ideas of body focusing in the social dimension, they realized that their students demonstrated autonomy in social and cultural aspects. Finally, when they transmitted ideas of body in more including ways, they realized that their students related the physical activities to cognitive aspects. The results also showed that among the researched teachers, only one transmitted to the students the idea of the human body through inter-related physical, social and psychological knowledge.Edições Sílabas Didáticas2012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.242por2182-29721646-107XCarvalho, Sergio FrankSilva, Sheila Aparecida SantosNista-Piccolo, Vilma LeniMoreira, Wagner WeyNunes, Hugo Cesar Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:43.593443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
spellingShingle Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
Carvalho, Sergio Frank
Original Article
title_short Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_full Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_fullStr Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_full_unstemmed Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
title_sort Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos
author Carvalho, Sergio Frank
author_facet Carvalho, Sergio Frank
Silva, Sheila Aparecida Santos
Nista-Piccolo, Vilma Leni
Moreira, Wagner Wey
Nunes, Hugo Cesar Bueno
author_role author
author2 Silva, Sheila Aparecida Santos
Nista-Piccolo, Vilma Leni
Moreira, Wagner Wey
Nunes, Hugo Cesar Bueno
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sergio Frank
Silva, Sheila Aparecida Santos
Nista-Piccolo, Vilma Leni
Moreira, Wagner Wey
Nunes, Hugo Cesar Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.242
url https://doi.org/10.6063/motricidade.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130165479997440