Estudo da estabilidade de dois taludes na linha do Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29499 |
Resumo: | A linha ferroviária do Douro apresenta taludes bastante instáveis. O troço entre a estação do Peso da Régua e o Pocinho encontra-se principalmente afetado pelos mesmos e os deslizamentos de terras nessa região já levaram ao descarrilamento, ao longo dos anos, de vários comboios. Com o intuito de tornar a via-férrea mais segura, reduzir o índice de descarrilamentos e tornar as viagens mais apelativas, a Infraestruturas de Portugal procedeu ao estudo geológico e geotectónico de 12 taludes instáveis e com antecedentes de queda de blocos. A análise crítica de 2 desses taludes será realizada nesta dissertação. O estudo foi realizado a partir do levantamento da orientação de descontinuidades assim como as suas principais características, tais como: abertura, rugosidade, preenchimento, entre outras. Em seguida, foram analisados os tipos de roturas prováveis em ambos os taludes, a partir do software DIPS™, e as soluções encontradas para a estabilização dos mesmos. |
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Estudo da estabilidade de dois taludes na linha do DouroMaciço rochosoTaludeDescontinuidadesRotura, Dips™A linha ferroviária do Douro apresenta taludes bastante instáveis. O troço entre a estação do Peso da Régua e o Pocinho encontra-se principalmente afetado pelos mesmos e os deslizamentos de terras nessa região já levaram ao descarrilamento, ao longo dos anos, de vários comboios. Com o intuito de tornar a via-férrea mais segura, reduzir o índice de descarrilamentos e tornar as viagens mais apelativas, a Infraestruturas de Portugal procedeu ao estudo geológico e geotectónico de 12 taludes instáveis e com antecedentes de queda de blocos. A análise crítica de 2 desses taludes será realizada nesta dissertação. O estudo foi realizado a partir do levantamento da orientação de descontinuidades assim como as suas principais características, tais como: abertura, rugosidade, preenchimento, entre outras. Em seguida, foram analisados os tipos de roturas prováveis em ambos os taludes, a partir do software DIPS™, e as soluções encontradas para a estabilização dos mesmos.The Douro railway line features a lot of unstable rock slopes. The railway section between the station of Peso da Régua and Pocinho is mainly affected by them and landslides in this region have already led to the derailment of several trains over the years. In order to improve the safety of this section, reduce derailment rates and make travel more appealing, “Infraestruturas de Portugal” carried out a geological and geotectonic study on 11 unstable slopes with history of falling blocks. The critical analysis of 2 of those slopes will be made in this dissertation. A survey of the discontinuity’s orientations and their main features, such as: aperture, roughness, filling, among others, was the first point of this study. After that the data was analyzed to find the types of failure in both slopes, using the software Dips™. The chosen solutions to stabilize the slopes are also in this dissertation.2020-10-20T13:41:40Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29499porAraújo, Leonardo Luís de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:06Zoai:ria.ua.pt:10773/29499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:49.780745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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