A criatividade da comunidade de fãs de Animal Crossing : estudo de caso : o jogo Animal Crossing : new horizons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Soraia de Lurdes Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37086
Resumo: A presente investigação tem como objetivo principal demonstrar como os jogos digitais são consumidos, além de uma forma de entretenimento, podendo contribuir para o desenvolvimento da criatividade e expressão das suas comunidades. O caso de estudo para esta investigação é o popular jogo Animal Crossing: New Horizons, devido ao facto de ter sido um jogo lançado a março de 2020, no começo da primeira quarentena consequente do vírus Covid-19. O mundo dos jogos digitais tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. E, devido à pandemia Covid-19, muitos jogos passaram a ter um papel importante no quotidiano dos jogadores. Seja como uma forma de Escapismo ou desenvolvimento artístico, havendo alguns jogadores que viram a possibilidade de iniciar uma carreira como criadores de conteúdos de jogos. Desse modo, a pergunta de partida é: De que forma o jogo Animal Crossing: New Horizons contribui para o desenvolvimento da criatividade e expressão da sua Comunidade de Fãs? Para que fosse possível responder à questão de investigação, foram realizados inquéritos por questionário a 266 jogadores de New Horizons, 71 portugueses e 195 estrangeiros e feitas entrevistas estruturadas a 10 criadores de conteúdo do jogo em questão, 9 estrangeiros e 1 portuguesa. Com o intuito de compreender como o jogo tem tido impacto nas suas vidas e que oportunidades proporcionou, tanto aos jogadores, como criadores de conteúdo.
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