A criatividade da comunidade de fãs de Animal Crossing : estudo de caso : o jogo Animal Crossing : new horizons
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37086 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo principal demonstrar como os jogos digitais são consumidos, além de uma forma de entretenimento, podendo contribuir para o desenvolvimento da criatividade e expressão das suas comunidades. O caso de estudo para esta investigação é o popular jogo Animal Crossing: New Horizons, devido ao facto de ter sido um jogo lançado a março de 2020, no começo da primeira quarentena consequente do vírus Covid-19. O mundo dos jogos digitais tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. E, devido à pandemia Covid-19, muitos jogos passaram a ter um papel importante no quotidiano dos jogadores. Seja como uma forma de Escapismo ou desenvolvimento artístico, havendo alguns jogadores que viram a possibilidade de iniciar uma carreira como criadores de conteúdos de jogos. Desse modo, a pergunta de partida é: De que forma o jogo Animal Crossing: New Horizons contribui para o desenvolvimento da criatividade e expressão da sua Comunidade de Fãs? Para que fosse possível responder à questão de investigação, foram realizados inquéritos por questionário a 266 jogadores de New Horizons, 71 portugueses e 195 estrangeiros e feitas entrevistas estruturadas a 10 criadores de conteúdo do jogo em questão, 9 estrangeiros e 1 portuguesa. Com o intuito de compreender como o jogo tem tido impacto nas suas vidas e que oportunidades proporcionou, tanto aos jogadores, como criadores de conteúdo. |
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A criatividade da comunidade de fãs de Animal Crossing : estudo de caso : o jogo Animal Crossing : new horizonsAnimal crossingJogos digitaisComunidade de fãsEmpreendedorismo digitalCriatividadeDigital gamesFandomDigital entrepreneurshipCreativityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente investigação tem como objetivo principal demonstrar como os jogos digitais são consumidos, além de uma forma de entretenimento, podendo contribuir para o desenvolvimento da criatividade e expressão das suas comunidades. O caso de estudo para esta investigação é o popular jogo Animal Crossing: New Horizons, devido ao facto de ter sido um jogo lançado a março de 2020, no começo da primeira quarentena consequente do vírus Covid-19. O mundo dos jogos digitais tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. E, devido à pandemia Covid-19, muitos jogos passaram a ter um papel importante no quotidiano dos jogadores. Seja como uma forma de Escapismo ou desenvolvimento artístico, havendo alguns jogadores que viram a possibilidade de iniciar uma carreira como criadores de conteúdos de jogos. Desse modo, a pergunta de partida é: De que forma o jogo Animal Crossing: New Horizons contribui para o desenvolvimento da criatividade e expressão da sua Comunidade de Fãs? Para que fosse possível responder à questão de investigação, foram realizados inquéritos por questionário a 266 jogadores de New Horizons, 71 portugueses e 195 estrangeiros e feitas entrevistas estruturadas a 10 criadores de conteúdo do jogo em questão, 9 estrangeiros e 1 portuguesa. Com o intuito de compreender como o jogo tem tido impacto nas suas vidas e que oportunidades proporcionou, tanto aos jogadores, como criadores de conteúdo.The main objective of this investigation is to demonstrate how digital games are used, in addition to being a form of entertainment, which can contribute to the development of creativity and expression in gaming communities. The case study for this investigation is the popular game Animal Crossing: New Horizons, since it was a game released in March 2020, at the beginning of the first quarantine resulting from the virus Covid-19. The digital gaming world has been growing exponentially in recent years. And, due to the Covid-19 pandemic, many games have come to play an important role in players' daily lives. Whether as a form of Escapism or artistic development, there are even some players who have seen the possibility of starting a career as game content creators. For that reason, the research question is: How does Animal Crossing: New Horizons contribute to the development of creativity and expression of its Fandom? To answer the research question, questionnaire surveys were carried out with 266 New Horizons’ players, 71 Portuguese and 195 foreigners, and structured interviews were carried out with 10 content creators of said game, 9 foreigners and 1 Portuguese. To understand how the game changed their lives and what opportunities it provided for both players and content creators.Ferreira, Cátia Sofia AfonsoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Soraia de Lurdes Medeiros2022-05-11T00:30:27Z2022-02-162021-112022-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37086TID:202956539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:09.197775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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