Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transcultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Maria da Penha de Lima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ramos, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9603
Resumo: A depressão encontra-se associada às perturbações do humor de duração variáveis, que é em geral acompanhada por sintomas físicos e mentais, interferindo na forma de sentir, pensar e agir. Este estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de crianças acerca da depressão através de uma abordagem transcultural. Participaram desse estudo crianças inseridas no contexto escolar braslileiro e português. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos: Children Depression Inventory (CDI) e Associação Livre de Palavras. Os resultados apontam uma prevalência da depressão em crianças brasileiras (11%) e portuguesas (14%). De forma consensual, a depressão emerge como sinônimo de tristeza, doença e choro. A pessoa deprimida é representada como angustiada, que chora, cabisbaixo, desanimada, sem amigo, com auto- imagem negativa (depreciativa), e que chora. Espera-se contribuir na compreensão da etiologia da depressão em contextos culturais diferenciados, bem como, na elaboração de estratégias preventivas para uma melhor qualidade de vida dessa população.
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