Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro H C
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4934
Resumo: O estudo da força propulsiva em natação pura, implica a análise detalhada das assimetrias entre os membros em ação. Esta comparação poderá ser uma ferramenta importante para diagnóstico do processo de treino, com especial ênfase na técnica de nado. O objetivo do presente estudo foi avaliar as assimetrias propulsivas nas técnicas de nado alternadas decorrentes de diferentes condições de exercitação. 13 nadadores do sexo masculino (15,91  3,18, anos de idade) com pelo menos 2 anos de experiência em competições, realizaram aleatoriamente 4 sprints de 25m à velocidade máxima em 3 variantes: nado completo, só com membros superiores e só com membros inferiores. A medição da força propulsiva foi efetuada com recurso a um sistema de pressões diferenciais (Aquanex System, STR, EUA). Como variáveis definiram-se: (i) força máxima (Fmáx, N) e (ii) índice de assimetria (IS, %). Um IS>10% é considerado como podendo induzir assimetrias na técnica de nado. Recorreu-se ao teste de Wilcoxon para a comparação entre as diferentes técnicas de nado com um nível de significância de 5%. Verificaram diferenças significativas quando comparada a produção de força entre técnicas de nado produzida pelos membros inferiores na condição de nado completo, na ação do membro dominante (p < 0,01), e do membro não dominante (p = 0,05). Verificou-se por fim um IS somente no estilo de nado costas dos membros superiores no nado segmentar (9,31%). Importa reforçar que este índice parece tender a diminuir quando se passa de uma condição de nado completo para nado segmentar em ambas as técnicas. Em conclusão, isto revela a importância de os treinadores monitorizarem o nível de assimetrias quando o nado requer coordenação inter-segmentar.
id RCAP_9231f18dc52e5dc0725341b3bba447e1
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.NataçãoAquanexassimetriastécnicas alternadasO estudo da força propulsiva em natação pura, implica a análise detalhada das assimetrias entre os membros em ação. Esta comparação poderá ser uma ferramenta importante para diagnóstico do processo de treino, com especial ênfase na técnica de nado. O objetivo do presente estudo foi avaliar as assimetrias propulsivas nas técnicas de nado alternadas decorrentes de diferentes condições de exercitação. 13 nadadores do sexo masculino (15,91  3,18, anos de idade) com pelo menos 2 anos de experiência em competições, realizaram aleatoriamente 4 sprints de 25m à velocidade máxima em 3 variantes: nado completo, só com membros superiores e só com membros inferiores. A medição da força propulsiva foi efetuada com recurso a um sistema de pressões diferenciais (Aquanex System, STR, EUA). Como variáveis definiram-se: (i) força máxima (Fmáx, N) e (ii) índice de assimetria (IS, %). Um IS>10% é considerado como podendo induzir assimetrias na técnica de nado. Recorreu-se ao teste de Wilcoxon para a comparação entre as diferentes técnicas de nado com um nível de significância de 5%. Verificaram diferenças significativas quando comparada a produção de força entre técnicas de nado produzida pelos membros inferiores na condição de nado completo, na ação do membro dominante (p < 0,01), e do membro não dominante (p = 0,05). Verificou-se por fim um IS somente no estilo de nado costas dos membros superiores no nado segmentar (9,31%). Importa reforçar que este índice parece tender a diminuir quando se passa de uma condição de nado completo para nado segmentar em ambas as técnicas. Em conclusão, isto revela a importância de os treinadores monitorizarem o nível de assimetrias quando o nado requer coordenação inter-segmentar.Instituto Politécnico da Guarda2019-10-23T17:03:14Z2019-10-232019-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4934http://hdl.handle.net/10314/4934TID:202291405porRodrigues, Pedro H Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:09Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:50.762726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
title Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
spellingShingle Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
Rodrigues, Pedro H C
Natação
Aquanex
assimetrias
técnicas alternadas
title_short Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
title_full Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
title_fullStr Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
title_full_unstemmed Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
title_sort Comparação da força propulsiva e das assimetrias entre as técnicas de nado alternadas em condições de nado completo e de nado segmentar.
author Rodrigues, Pedro H C
author_facet Rodrigues, Pedro H C
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pedro H C
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Aquanex
assimetrias
técnicas alternadas
topic Natação
Aquanex
assimetrias
técnicas alternadas
description O estudo da força propulsiva em natação pura, implica a análise detalhada das assimetrias entre os membros em ação. Esta comparação poderá ser uma ferramenta importante para diagnóstico do processo de treino, com especial ênfase na técnica de nado. O objetivo do presente estudo foi avaliar as assimetrias propulsivas nas técnicas de nado alternadas decorrentes de diferentes condições de exercitação. 13 nadadores do sexo masculino (15,91  3,18, anos de idade) com pelo menos 2 anos de experiência em competições, realizaram aleatoriamente 4 sprints de 25m à velocidade máxima em 3 variantes: nado completo, só com membros superiores e só com membros inferiores. A medição da força propulsiva foi efetuada com recurso a um sistema de pressões diferenciais (Aquanex System, STR, EUA). Como variáveis definiram-se: (i) força máxima (Fmáx, N) e (ii) índice de assimetria (IS, %). Um IS>10% é considerado como podendo induzir assimetrias na técnica de nado. Recorreu-se ao teste de Wilcoxon para a comparação entre as diferentes técnicas de nado com um nível de significância de 5%. Verificaram diferenças significativas quando comparada a produção de força entre técnicas de nado produzida pelos membros inferiores na condição de nado completo, na ação do membro dominante (p < 0,01), e do membro não dominante (p = 0,05). Verificou-se por fim um IS somente no estilo de nado costas dos membros superiores no nado segmentar (9,31%). Importa reforçar que este índice parece tender a diminuir quando se passa de uma condição de nado completo para nado segmentar em ambas as técnicas. Em conclusão, isto revela a importância de os treinadores monitorizarem o nível de assimetrias quando o nado requer coordenação inter-segmentar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23T17:03:14Z
2019-10-23
2019-09-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4934
http://hdl.handle.net/10314/4934
TID:202291405
url http://hdl.handle.net/10314/4934
identifier_str_mv TID:202291405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136932819632128