Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.36367/ntqr.7.2021.247-257 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.247-257 |
Resumo: | A pesquisa em educação é um campo muito amplo, devido às diversas instâncias da gestão educacional e aos inúmeros sujeitos da educação, aos distintos processos e metodologias educacionais e aos projetos e políticas de educação, inseridos em uma conjuntura de mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional. Este trabalho apresenta panorama das publicações sobre pesquisa em educação por meio de uma análise bibliométrica, para responder à questão de pesquisa, explorando a análise de redes de coocorrência de palavras-chave e de citações de documentos, de periódicos e de organizações. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base Scielo Citation Index (Web of Science) utilizando a expressão de busca: educação, que retornou 23731 documentos publicados do período de 2002 a 2021. Foram realizados três refinamentos da pesquisa com a seleção: da categoria - education educational research; dos tipos de documentos – artigos em periódicos e de revisão; e do idioma - português. O resultado obteve 7448 documentos publicados no período de 2002 a 2021. O panorama foi obtido da análise das redes de coocorrência de palavras-chave, de citações de documentos, de citações de fontes e de organizações. |
id |
RCAP_9238093e71839477c8802944bf57bec9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/325 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020Educational Research: A Bibliometric Overview of the Documents Published in Portuguese in Scielo from 2002 to 2020Educational ResearchBibliometricsCo-occurrence AnalysisCitation AnalysisPesquisa em EducaçãoBibliometriaAnálise de CoocorrênciaAnálise de Citações.A pesquisa em educação é um campo muito amplo, devido às diversas instâncias da gestão educacional e aos inúmeros sujeitos da educação, aos distintos processos e metodologias educacionais e aos projetos e políticas de educação, inseridos em uma conjuntura de mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional. Este trabalho apresenta panorama das publicações sobre pesquisa em educação por meio de uma análise bibliométrica, para responder à questão de pesquisa, explorando a análise de redes de coocorrência de palavras-chave e de citações de documentos, de periódicos e de organizações. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base Scielo Citation Index (Web of Science) utilizando a expressão de busca: educação, que retornou 23731 documentos publicados do período de 2002 a 2021. Foram realizados três refinamentos da pesquisa com a seleção: da categoria - education educational research; dos tipos de documentos – artigos em periódicos e de revisão; e do idioma - português. O resultado obteve 7448 documentos publicados no período de 2002 a 2021. O panorama foi obtido da análise das redes de coocorrência de palavras-chave, de citações de documentos, de citações de fontes e de organizações.Educational research is a very broad field, due to the various instances of educational management and the numerous subjects of education, the different educational processes and methodologies and the projects and policies of education, inserted in a conjuncture of social, economic and political changes that currently operate, nationally and internationally. This paper presents an overview of publications on educational research through a bibliometric analysis, to answer the research question, exploring the analysis of co-keywords co-occurrence networks and documents, sources and organizations citation networks. The bibliographic search was carried out using the Scielo Citation Index (Web of Science) using the search term: education, which returned 23731 documents published from 2002 to 2021. Three refinements of the research were carried out with the selection: from the category - education educational research; types of documents - articles in journals and reviews; and the language - portuguese. The result obtained 7448 documents published in the period from 2002 to 2021. The overview was obtained from the analysis of the keyword co-occurrence networks and the documents, sources and organizations citation networks.Ludomedia2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.247-257https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.247-257New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Qualitative Research in Education: Advances and Challenges; 247-257New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 247-257New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 247-2572184-777010.36367/ntqr.7.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/325https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/325/329Isabel PinhoEduardo Amadeu Dutra MoresiMário de Oliveira Braga Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T14:30:45Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-05T14:30:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 Educational Research: A Bibliometric Overview of the Documents Published in Portuguese in Scielo from 2002 to 2020 |
title |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 |
spellingShingle |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 Isabel Pinho Educational Research Bibliometrics Co-occurrence Analysis Citation Analysis Pesquisa em Educação Bibliometria Análise de Coocorrência Análise de Citações. Isabel Pinho Educational Research Bibliometrics Co-occurrence Analysis Citation Analysis Pesquisa em Educação Bibliometria Análise de Coocorrência Análise de Citações. |
title_short |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 |
title_full |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 |
title_fullStr |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 |
title_full_unstemmed |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 |
title_sort |
Pesquisa em educação: Um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020 |
author |
Isabel Pinho |
author_facet |
Isabel Pinho Isabel Pinho Eduardo Amadeu Dutra Moresi Mário de Oliveira Braga Filho Eduardo Amadeu Dutra Moresi Mário de Oliveira Braga Filho |
author_role |
author |
author2 |
Eduardo Amadeu Dutra Moresi Mário de Oliveira Braga Filho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isabel Pinho Eduardo Amadeu Dutra Moresi Mário de Oliveira Braga Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational Research Bibliometrics Co-occurrence Analysis Citation Analysis Pesquisa em Educação Bibliometria Análise de Coocorrência Análise de Citações. |
topic |
Educational Research Bibliometrics Co-occurrence Analysis Citation Analysis Pesquisa em Educação Bibliometria Análise de Coocorrência Análise de Citações. |
description |
A pesquisa em educação é um campo muito amplo, devido às diversas instâncias da gestão educacional e aos inúmeros sujeitos da educação, aos distintos processos e metodologias educacionais e aos projetos e políticas de educação, inseridos em uma conjuntura de mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional. Este trabalho apresenta panorama das publicações sobre pesquisa em educação por meio de uma análise bibliométrica, para responder à questão de pesquisa, explorando a análise de redes de coocorrência de palavras-chave e de citações de documentos, de periódicos e de organizações. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base Scielo Citation Index (Web of Science) utilizando a expressão de busca: educação, que retornou 23731 documentos publicados do período de 2002 a 2021. Foram realizados três refinamentos da pesquisa com a seleção: da categoria - education educational research; dos tipos de documentos – artigos em periódicos e de revisão; e do idioma - português. O resultado obteve 7448 documentos publicados no período de 2002 a 2021. O panorama foi obtido da análise das redes de coocorrência de palavras-chave, de citações de documentos, de citações de fontes e de organizações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.247-257 https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.247-257 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.247-257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/325 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/325/329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Qualitative Research in Education: Advances and Challenges; 247-257 New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 247-257 New Trends in Qualitative Research; Vol. 7 (2021): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 247-257 2184-7770 10.36367/ntqr.7.2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822227186300485632 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36367/ntqr.7.2021.247-257 |