A aprendizagem das ciências em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20079 |
Resumo: | Em Portugal, a educação em ciências regressa, por vezes, ao debate público a propósito do desempenho dos alunos nas avaliações internacionais. Os relatórios nacionais dos testes PISA (Programme for International Student Assessment) e TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), aplicados em 2015, revelam resultados contraditórios. Neste texto, analisa-se brevemente a situação referida e apontam-se algumas possíveis explicações sobre as diferenças encontradas no desempenho dos alunos. |
id |
RCAP_923b0834862507c1936b030b12f038ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem das ciências em Portugaluma leitura a partir dos resultados do TIMSS e do PISAEducação em ciênciasPoliticas educativasPISATIMSSTestes de avaliaçãoAssessment testsScience educationEducational policiesEm Portugal, a educação em ciências regressa, por vezes, ao debate público a propósito do desempenho dos alunos nas avaliações internacionais. Os relatórios nacionais dos testes PISA (Programme for International Student Assessment) e TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), aplicados em 2015, revelam resultados contraditórios. Neste texto, analisa-se brevemente a situação referida e apontam-se algumas possíveis explicações sobre as diferenças encontradas no desempenho dos alunos.In Portugal, science education occasionally returns to public debate on the subject of students’ performance in international assessments. The national reports of the PISA (Program for International Student Assessment) and TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), applied in 2015, reveal contradictory results. In this text, we briefly analyse the situation mentioned and point out some possible explanations about differences found in student performance.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumSaraiva, Maria Leonor da Graça2018-01-11T15:28:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20079por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:59.028090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem das ciências em Portugal uma leitura a partir dos resultados do TIMSS e do PISA |
title |
A aprendizagem das ciências em Portugal |
spellingShingle |
A aprendizagem das ciências em Portugal Saraiva, Maria Leonor da Graça Educação em ciências Politicas educativas PISA TIMSS Testes de avaliação Assessment tests Science education Educational policies |
title_short |
A aprendizagem das ciências em Portugal |
title_full |
A aprendizagem das ciências em Portugal |
title_fullStr |
A aprendizagem das ciências em Portugal |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem das ciências em Portugal |
title_sort |
A aprendizagem das ciências em Portugal |
author |
Saraiva, Maria Leonor da Graça |
author_facet |
Saraiva, Maria Leonor da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Maria Leonor da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Politicas educativas PISA TIMSS Testes de avaliação Assessment tests Science education Educational policies |
topic |
Educação em ciências Politicas educativas PISA TIMSS Testes de avaliação Assessment tests Science education Educational policies |
description |
Em Portugal, a educação em ciências regressa, por vezes, ao debate público a propósito do desempenho dos alunos nas avaliações internacionais. Os relatórios nacionais dos testes PISA (Programme for International Student Assessment) e TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), aplicados em 2015, revelam resultados contraditórios. Neste texto, analisa-se brevemente a situação referida e apontam-se algumas possíveis explicações sobre as diferenças encontradas no desempenho dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-11T15:28:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20079 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135349917614081 |