A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joana Rita Azenha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1045
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico.Orientador:Professor Doutor Bento Cavadas
id RCAP_92428420a101e707e9f338db11014924
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciênciasAlunosAprendizagemAutonomiaCiênciasCompetênciasInvestigaçãoAutonomyCompetencesLearning ActivitiesResearchSciencesStudentsRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico.Orientador:Professor Doutor Bento CavadasO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para cumprimento do estipulado no Regulamento dos segundos ciclos de estudos desse Instituto. Apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e um trabalho investigativo elaborado no âmbito dessa prática pedagógica. Organiza-se em duas partes: A Parte I é constituída por uma síntese e reflexão sobre as experiências de ensino realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na Parte II é apresentada uma investigação sobre a promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências, realizada numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através desta investigação pretendeu-se saber qual a importância do ensino experimental das ciências para o desenvolvimento da autonomia dos alunos do Ensino Básico, tendo sido possível aferir a evolução da autonomia dos alunos de atividade experimental para atividade experimental.- ABSTRACT This Final Report was carried out under the Masters in 1st and 2nd Basic Teaching Cycle provided at the Escola Superior de Educação de Santarém at Instituto Politécnico de Santarém for compliance with the stipulations of Regulation of second study cycle of this Instituto. Present a reflection on the learning path developed and performed throughout the Supervised Teaching Practice and investigative work performed under this pedagogical practice. To prepare this final report two parts were considered. The first part comprises of a synthesis and a reflection about teaching experiences achieved throughout the Supervised Teaching Practice. In the second part is presented an research about promotion of students’ autonomy through experimental science activities, held in one class of 3th grade of 1st Basic Teaching Cycle and a class of 5th grade of 2nd Basic Teaching Cycle, when the frequency of unit curriculum of Supervised Teaching Practice. This research aims to know which importance of experimental science teaching for development of student’s autonomy of Basic Education, as been possible to assess the evolution of student autonomy of experimental activity for experimental activity.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Joana Rita Azenha2014-11-04T00:23:46Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:25.192885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
title A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
spellingShingle A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
Correia, Joana Rita Azenha
Alunos
Aprendizagem
Autonomia
Ciências
Competências
Investigação
Autonomy
Competences
Learning Activities
Research
Sciences
Students
title_short A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
title_full A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
title_fullStr A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
title_full_unstemmed A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
title_sort A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências
author Correia, Joana Rita Azenha
author_facet Correia, Joana Rita Azenha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavadas, Bento
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Joana Rita Azenha
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Aprendizagem
Autonomia
Ciências
Competências
Investigação
Autonomy
Competences
Learning Activities
Research
Sciences
Students
topic Alunos
Aprendizagem
Autonomia
Ciências
Competências
Investigação
Autonomy
Competences
Learning Activities
Research
Sciences
Students
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico.Orientador:Professor Doutor Bento Cavadas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2014-11-04T00:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1045
url http://hdl.handle.net/10400.15/1045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024952762368