Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Joana Filipa Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24038
Resumo: No início dos anos 1990, quando o crescimento económico do Japão havia estagnado bruscamente, a economia japonesa foi arrebatada pelo sucesso estrondoso das exportações de produtos culturais no mercado global e a sua aceitação entusiasta entre a população jovem. O aumento contínuo do consumo global deste tipo de produtos culturais japoneses que se tem verificado desde então, em particular do manga, acabou por originar dois fenómenos: a “crioulização” do manga, adoptando e adaptando o estilo para ir de encontro às preferências e realidade locais; e a percepção generalizada nos seus leitores de que o Japão constitui um país “fixe” moderno, original e culturalmente atractivo, por produzir produtos culturais interessantes, que acabou por ser instrumentalizada pelo governo japonês através da estratégia do “Cool Japan”. Neste sentido, este estudo procura estabelecer uma ponte de ligação entre os dois fenómenos, ao abordá-los sobre o contexto do manga híbrido produzido pela revista portuguesa Banzai e consumido pelos fãs de cultura popular japonesa e de manga. As entrevistas realizadas às autoras da Banzai e o questionário colocado aos seus leitores, revelou que o tipo de imagem do Japão percepcionado não se encontra totalmente dependente do consumo dos produtos culturais japoneses, como ainda o papel que o manga híbrido pode ter na difusão da cultura popular japonesa.
id RCAP_92454409ce1e17153f5cea7b4b4c5d6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Banzai : o manga português e a construção da imagem do JapãoCool JapanCultura popularEstudos de mangaGlobalizaçãoManga híbridoEstudo de casoPopular cultureManga studiesGlobalizationHybrid mangaCase studyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNo início dos anos 1990, quando o crescimento económico do Japão havia estagnado bruscamente, a economia japonesa foi arrebatada pelo sucesso estrondoso das exportações de produtos culturais no mercado global e a sua aceitação entusiasta entre a população jovem. O aumento contínuo do consumo global deste tipo de produtos culturais japoneses que se tem verificado desde então, em particular do manga, acabou por originar dois fenómenos: a “crioulização” do manga, adoptando e adaptando o estilo para ir de encontro às preferências e realidade locais; e a percepção generalizada nos seus leitores de que o Japão constitui um país “fixe” moderno, original e culturalmente atractivo, por produzir produtos culturais interessantes, que acabou por ser instrumentalizada pelo governo japonês através da estratégia do “Cool Japan”. Neste sentido, este estudo procura estabelecer uma ponte de ligação entre os dois fenómenos, ao abordá-los sobre o contexto do manga híbrido produzido pela revista portuguesa Banzai e consumido pelos fãs de cultura popular japonesa e de manga. As entrevistas realizadas às autoras da Banzai e o questionário colocado aos seus leitores, revelou que o tipo de imagem do Japão percepcionado não se encontra totalmente dependente do consumo dos produtos culturais japoneses, como ainda o papel que o manga híbrido pode ter na difusão da cultura popular japonesa.In the early 1990s, as Japan was experiencing the downfalls of its economic stagnation, its exports of popular culture products in the global market context and its acceptance by an international youth audience skyrocketed. The continuous rise in the consumption of Japanese cultural products that has been going on since then, especially manga, has led to two particular outcomes: the “creolization” of manga, by adapting and adopting its visual contents and style guidelines according to local preferences; and a generalized manga reader’s perception that Japan is a “cool”, modern, unique and culturally attractive country because it produces interesting cultural products, which has been used as a tool by the Japanese government strategy of “Cool Japan”. This thesis thus sought to explore the link between these two outcomes, by providing a Portuguese case study of hybrid manga, the Portuguese manga style magazine Banzai. Through the interviews and questionnaire conducted to Banzai’s authors and readers respectively, it concluded that the type of image of Japan depicted by them it is not completely influenced by the consumption of Japanese pop culture products and that hybrid manga may play an important role in the spread of Japanese popular culture.Barrento, António Eduardo HawthorneVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorgado, Joana Filipa Carlos2018-02-08T12:17:46Z2015-03-2420142015-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24038TID:201328151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:42:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:47.024474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
title Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
spellingShingle Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
Morgado, Joana Filipa Carlos
Cool Japan
Cultura popular
Estudos de manga
Globalização
Manga híbrido
Estudo de caso
Popular culture
Manga studies
Globalization
Hybrid manga
Case study
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
title_full Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
title_fullStr Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
title_full_unstemmed Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
title_sort Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão
author Morgado, Joana Filipa Carlos
author_facet Morgado, Joana Filipa Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrento, António Eduardo Hawthorne
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Joana Filipa Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Cool Japan
Cultura popular
Estudos de manga
Globalização
Manga híbrido
Estudo de caso
Popular culture
Manga studies
Globalization
Hybrid manga
Case study
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Cool Japan
Cultura popular
Estudos de manga
Globalização
Manga híbrido
Estudo de caso
Popular culture
Manga studies
Globalization
Hybrid manga
Case study
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description No início dos anos 1990, quando o crescimento económico do Japão havia estagnado bruscamente, a economia japonesa foi arrebatada pelo sucesso estrondoso das exportações de produtos culturais no mercado global e a sua aceitação entusiasta entre a população jovem. O aumento contínuo do consumo global deste tipo de produtos culturais japoneses que se tem verificado desde então, em particular do manga, acabou por originar dois fenómenos: a “crioulização” do manga, adoptando e adaptando o estilo para ir de encontro às preferências e realidade locais; e a percepção generalizada nos seus leitores de que o Japão constitui um país “fixe” moderno, original e culturalmente atractivo, por produzir produtos culturais interessantes, que acabou por ser instrumentalizada pelo governo japonês através da estratégia do “Cool Japan”. Neste sentido, este estudo procura estabelecer uma ponte de ligação entre os dois fenómenos, ao abordá-los sobre o contexto do manga híbrido produzido pela revista portuguesa Banzai e consumido pelos fãs de cultura popular japonesa e de manga. As entrevistas realizadas às autoras da Banzai e o questionário colocado aos seus leitores, revelou que o tipo de imagem do Japão percepcionado não se encontra totalmente dependente do consumo dos produtos culturais japoneses, como ainda o papel que o manga híbrido pode ter na difusão da cultura popular japonesa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-24
2015-03-24T00:00:00Z
2018-02-08T12:17:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/24038
TID:201328151
url http://hdl.handle.net/10400.14/24038
identifier_str_mv TID:201328151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131893296267264