Em busca das perceções da relevância do corpo docente na administração e gestão das escolas públicas em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, João Pedro dos Santos Martins Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/960
Resumo: Antes de 25 de abril de 1974, havia, em Portugal, um excessivo centralismo burocrático e um forte controlo que não permitiam a autonomia dos estabelecimentos de ensino. Por isso, os professores, o pessoal não docente e os alunos não participavam na tomada de decisões relativas à administração e à gestão escolares. Após um período de autogestão das escolas portuguesas, imediatamente a seguir à queda da ditadura, ocorrida naquela data, foram publicados sucessivos normativos para regulamentar a administração e a gestão escolares. No entanto, à medida que iam surgindo os novos modelos, parecia manifestar-se, entre os docentes, o sentimento de que a sua participação nas tomadas de decisão ia sendo cada vez menor. Persistiam o excesso de burocracia, o centralismo e a falta de autonomia. Para se conhecer a perceção dos professores, no que respeita à sua influência na governação das escolas, através das sucessivas reformas dos modelos de gestão e administração escolares, realizou-se uma investigação que se baseou nas opiniões de doze docentes, recolhidas através do inquérito por entrevista, apoiado pelo guião da entrevista, e da observação não estruturada. A análise dos dados obtidos, de cariz quantitativo, veio confirmar que o clima que se vive, hoje, nos estabelecimentos de ensino, não é o melhor e que é manifesta a insatisfação dos professores relativa à sua participação na vida da escola.
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