Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Carlos Sérgio Serrado Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1972
Resumo: Vivemos tempos muito conturbados no que à crise de confiança no poder representativo diz respeito. Esta perceção negativa dos cidadãos estende-se pela generalidade das instituições públicas. Paralelamente, é reconhecido um enorme défice de cidadania dos portugueses, comprovado pelas altíssimas taxas de abstenção registadas nos atos eleitorais. Os políticos enfrentam hoje problemas de gestão pública mais complexos e globais, levando ao aparecimento de novos paradigmas de reforma, assentes em pilares teóricos da Teoria Democrática. Neste contexto, pode o Orçamento Participativo (OP) contribuir para o aumento da participação da sociedade nos assuntos públicos, concorrendo para processos de gestão pública mais transparentes e ajustados às necessidades e expectativas dos cidadãos. Este estudo contribui para a literatura do OP, identificando quais os determinantes que aumentam as possibilidades de adoção do OP, partindo da seguinte questão: A situação financeira, fatores políticos e socioeconómicos determinam a adoção do OP por parte dos Municípios Portugueses? Testámos hipóteses através da abordagem da Equação de Estimativa Generalizada (GEE), baseada no modelo de probit binário, aplicada aos dados recolhidos que se reportam ao período entre 2008 e 2018, através de um questionário remetido aos 308 municípios portugueses. Os resultados revelam que apenas a autonomia financeira dos municípios tem impacto positivo na adoção do OP.
id RCAP_924deae2d2c752d63daf6311ec5d43b0
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.Orçamento ParticipativoCidadaniaGovernação LocalParticipação PúblicaVivemos tempos muito conturbados no que à crise de confiança no poder representativo diz respeito. Esta perceção negativa dos cidadãos estende-se pela generalidade das instituições públicas. Paralelamente, é reconhecido um enorme défice de cidadania dos portugueses, comprovado pelas altíssimas taxas de abstenção registadas nos atos eleitorais. Os políticos enfrentam hoje problemas de gestão pública mais complexos e globais, levando ao aparecimento de novos paradigmas de reforma, assentes em pilares teóricos da Teoria Democrática. Neste contexto, pode o Orçamento Participativo (OP) contribuir para o aumento da participação da sociedade nos assuntos públicos, concorrendo para processos de gestão pública mais transparentes e ajustados às necessidades e expectativas dos cidadãos. Este estudo contribui para a literatura do OP, identificando quais os determinantes que aumentam as possibilidades de adoção do OP, partindo da seguinte questão: A situação financeira, fatores políticos e socioeconómicos determinam a adoção do OP por parte dos Municípios Portugueses? Testámos hipóteses através da abordagem da Equação de Estimativa Generalizada (GEE), baseada no modelo de probit binário, aplicada aos dados recolhidos que se reportam ao período entre 2008 e 2018, através de um questionário remetido aos 308 municípios portugueses. Os resultados revelam que apenas a autonomia financeira dos municípios tem impacto positivo na adoção do OP.2020-09-21T16:57:07Z2020-09-21T16:57:07Z2020-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1972oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1972porhttp://hdl.handle.net/11110/1972202519295Ricardo, Carlos Sérgio Serrado Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:15.375531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
title Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
spellingShingle Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
Ricardo, Carlos Sérgio Serrado Ramos
Orçamento Participativo
Cidadania
Governação Local
Participação Pública
title_short Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
title_full Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
title_fullStr Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
title_full_unstemmed Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
title_sort Orçamento Participativo nos municípios portugueses. Caracterização e determinantes da sua adoção.
author Ricardo, Carlos Sérgio Serrado Ramos
author_facet Ricardo, Carlos Sérgio Serrado Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Carlos Sérgio Serrado Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento Participativo
Cidadania
Governação Local
Participação Pública
topic Orçamento Participativo
Cidadania
Governação Local
Participação Pública
description Vivemos tempos muito conturbados no que à crise de confiança no poder representativo diz respeito. Esta perceção negativa dos cidadãos estende-se pela generalidade das instituições públicas. Paralelamente, é reconhecido um enorme défice de cidadania dos portugueses, comprovado pelas altíssimas taxas de abstenção registadas nos atos eleitorais. Os políticos enfrentam hoje problemas de gestão pública mais complexos e globais, levando ao aparecimento de novos paradigmas de reforma, assentes em pilares teóricos da Teoria Democrática. Neste contexto, pode o Orçamento Participativo (OP) contribuir para o aumento da participação da sociedade nos assuntos públicos, concorrendo para processos de gestão pública mais transparentes e ajustados às necessidades e expectativas dos cidadãos. Este estudo contribui para a literatura do OP, identificando quais os determinantes que aumentam as possibilidades de adoção do OP, partindo da seguinte questão: A situação financeira, fatores políticos e socioeconómicos determinam a adoção do OP por parte dos Municípios Portugueses? Testámos hipóteses através da abordagem da Equação de Estimativa Generalizada (GEE), baseada no modelo de probit binário, aplicada aos dados recolhidos que se reportam ao período entre 2008 e 2018, através de um questionário remetido aos 308 municípios portugueses. Os resultados revelam que apenas a autonomia financeira dos municípios tem impacto positivo na adoção do OP.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T16:57:07Z
2020-09-21T16:57:07Z
2020-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1972
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1972
url http://hdl.handle.net/11110/1972
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1972
202519295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129893206753280