Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granja, Inês Sofia Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29966
Resumo: O bullying em contexto escolar é um problema presente em todo o mundo que acarreta consequências negativas a nível psicológico, social, académico e fisiológico para todos os que estão envolvidos (Gini & Pozzoli, 2009; Rigby 2003; Slade & Wissow, 2007). Com o intuito de, no futuro, o Heroic Imagination Project em Portugal ser implementado com alunos do 7º ano de escolaridade, o presente estudo teve como objetivo caracterizar uma amostra de adolescentes no que diz respeito aos seus comportamentos de bullying, vitimação experienciada e comportamentos prossociais, e a sua relação com a realização académica e do género. Para o efeito foram utilizados dois instrumentos: o Questionário sobre Comportamentos de Bullying (Olweus, 1996) adaptado para a população portuguesa por Coelho & Sousa (2018) e a Medida de Tendências Prossociais (Carlo & Randall, 2002), adaptada para a população portuguesa por Silva (2016). Nos resultados obtidos, destacam-se os níveis de bullying reportados inferiores aos níveis de vitimação, a associação positiva entre os comportamentos de bullying e a vitimação experienciada e a associação negativa entre a perpretação do bullying e a realização académica. Foram também encontradas diferenças ao nível dos comportamentos de bullying e comportamentos prossociais, em função da realização académica e género. Este estudo contribui, assim, para a futura realização de intervenções adequadas às características desta faixa etária, possibilitando também uma melhor compreensão da relação entre as variáveis em estudo, à luz do contexto português.
id RCAP_9255e1c27b83f134ad3fae8bb16d2257
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em PortugalBullyingVitimaçãoComportamentos prossociaisRealização académicaAdolescênciaVictimizationProsocial behaviorsAcademic achievementAdolescenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO bullying em contexto escolar é um problema presente em todo o mundo que acarreta consequências negativas a nível psicológico, social, académico e fisiológico para todos os que estão envolvidos (Gini & Pozzoli, 2009; Rigby 2003; Slade & Wissow, 2007). Com o intuito de, no futuro, o Heroic Imagination Project em Portugal ser implementado com alunos do 7º ano de escolaridade, o presente estudo teve como objetivo caracterizar uma amostra de adolescentes no que diz respeito aos seus comportamentos de bullying, vitimação experienciada e comportamentos prossociais, e a sua relação com a realização académica e do género. Para o efeito foram utilizados dois instrumentos: o Questionário sobre Comportamentos de Bullying (Olweus, 1996) adaptado para a população portuguesa por Coelho & Sousa (2018) e a Medida de Tendências Prossociais (Carlo & Randall, 2002), adaptada para a população portuguesa por Silva (2016). Nos resultados obtidos, destacam-se os níveis de bullying reportados inferiores aos níveis de vitimação, a associação positiva entre os comportamentos de bullying e a vitimação experienciada e a associação negativa entre a perpretação do bullying e a realização académica. Foram também encontradas diferenças ao nível dos comportamentos de bullying e comportamentos prossociais, em função da realização académica e género. Este estudo contribui, assim, para a futura realização de intervenções adequadas às características desta faixa etária, possibilitando também uma melhor compreensão da relação entre as variáveis em estudo, à luz do contexto português.Bullying in school context is a problem all over the world which has negative psychological, social, academic and physiological consequences for all those involved. (Gini & Pozzoli, 2009; Rigby 2003; Slade & Wissow, 2007). In order to contribute to the implementation of the Heroic Imagination Project in Portugal with 7th grade students, the main goal of this study was to characterize a sample of teenagers concerning their bullying behaviors, experienced victimization and prosocial behaviors, and the relationship with academic achievement and gender. Two instruments were used for this purpose: The Bullying and Cyberbullying Behaviors Questionnaire (Olweus, 1996), adapted for the Portuguese population by Coelho & Sousa (2018), and the Prosocial Tendencies Measure (Carlo & Randall, 2002), adapted for the Portuguese population by Silva (2016). The results reveal reported bullying levels lower than the victimization levels, the positive association between bullying behaviors and experienced victimization and the negative association between perpetration of bullying and academic achievement. Differences were also found in bullying behaviors and prosocial behaviors depending on academic achievement and gender. This study thus contributes to the future implementation of interventions suitable for this age group, also allowing for a better understanding of the relationship between the variables under study in the light of the Portuguese context.Barbosa, Mariana ReisVeríssimo, LurdesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGranja, Inês Sofia Pereira2020-03-16T13:51:27Z2019-07-2620192019-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29966TID:202298671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:03.154687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
title Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
spellingShingle Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
Granja, Inês Sofia Pereira
Bullying
Vitimação
Comportamentos prossociais
Realização académica
Adolescência
Victimization
Prosocial behaviors
Academic achievement
Adolescence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
title_full Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
title_fullStr Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
title_full_unstemmed Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
title_sort Bullying em contexto escolar : um estudo no âmbito do Heroic Imagination Project em Portugal
author Granja, Inês Sofia Pereira
author_facet Granja, Inês Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Mariana Reis
Veríssimo, Lurdes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Granja, Inês Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Vitimação
Comportamentos prossociais
Realização académica
Adolescência
Victimization
Prosocial behaviors
Academic achievement
Adolescence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Bullying
Vitimação
Comportamentos prossociais
Realização académica
Adolescência
Victimization
Prosocial behaviors
Academic achievement
Adolescence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O bullying em contexto escolar é um problema presente em todo o mundo que acarreta consequências negativas a nível psicológico, social, académico e fisiológico para todos os que estão envolvidos (Gini & Pozzoli, 2009; Rigby 2003; Slade & Wissow, 2007). Com o intuito de, no futuro, o Heroic Imagination Project em Portugal ser implementado com alunos do 7º ano de escolaridade, o presente estudo teve como objetivo caracterizar uma amostra de adolescentes no que diz respeito aos seus comportamentos de bullying, vitimação experienciada e comportamentos prossociais, e a sua relação com a realização académica e do género. Para o efeito foram utilizados dois instrumentos: o Questionário sobre Comportamentos de Bullying (Olweus, 1996) adaptado para a população portuguesa por Coelho & Sousa (2018) e a Medida de Tendências Prossociais (Carlo & Randall, 2002), adaptada para a população portuguesa por Silva (2016). Nos resultados obtidos, destacam-se os níveis de bullying reportados inferiores aos níveis de vitimação, a associação positiva entre os comportamentos de bullying e a vitimação experienciada e a associação negativa entre a perpretação do bullying e a realização académica. Foram também encontradas diferenças ao nível dos comportamentos de bullying e comportamentos prossociais, em função da realização académica e género. Este estudo contribui, assim, para a futura realização de intervenções adequadas às características desta faixa etária, possibilitando também uma melhor compreensão da relação entre as variáveis em estudo, à luz do contexto português.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26
2019
2019-07-26T00:00:00Z
2020-03-16T13:51:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/29966
TID:202298671
url http://hdl.handle.net/10400.14/29966
identifier_str_mv TID:202298671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131950625062912