Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Mário José Menino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7960
Resumo: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais
id RCAP_9265ca2effad724e4d30f8347ea7d9e9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)Relações InternacionaisPortuguêsCamões IPTimor -LesteCooperaçãoEnsinoDissertação de Mestrado em Relações InternacionaisO relatório de estágio, por nós realizado no Camões IP, responde à pergunta de partida por nós formulada: como é que o ensino da língua portuguesa tem sido um instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal e Timor ‐ Leste? No capítulo 1 enquadramos teórico e metodologicamente a temática das políticas de língua, ancorados na perspectiva realista no âmbito das Relações Internacionais, no conceito de Gramática Universal (Noam Chomsky), em teorizações concebidas no seio dos estudos pós ‐ coloniais, e no conceito de comunidades imaginárias (Benedict Anderson). Enunciamos, finalmente, os instrumentos metodológicos usados ao longo do trabalho. No capítulo 2 descrevemos a investigação dese nvolvida no estágio, expondo os dados coligidos nos documentos compulsados por indicação institucional. Traçamos, assim, a actividade de cooperação do Camões IP com Timor ‐ Leste a nível do ensino da língua portuguesa. O capítulo encer ra com uma enunciação das iniciativas de cooperação aí levadas a cabo pelo Camões IP. No capítulo 3 reflectimos sobre os elementos analisados, através do enquadramento teórico ‐ metodológico escolhido, procedendo a uma leitura conceptual da acção do Camões IP em Timor ‐ Leste (2007 ‐ 2013), demonstrando a relevância do ensino da lí ngua portuguesa como instrumento de cooperação.The report of our internship at Camões IP, provides an answer to our starting question: Whether the teaching of Portuguese language has contributed to the strengthening of the relations between Portugal and East ‐ Timor? Chapter one analyzes language policies within a theoretical and methodological framework, anchored in the realist perspective in International Relations, in the concept of Universal Grammar (Noam Chomsky), in theoretical approaches conceived by post ‐ colonial studies, and in the concept of imagined communities (Benedict Anderson). Eventually we make explicit our main methodological tools. Chapter two describes our research at Camões IP, thus revealing the data we collected in the institutional documents that dealt with the cooperation with East ‐ Timor. We point out Camões IP cooperation activities within the field of Portuguese language teaching. The chapter ends with a report of Camões IP cooperation action in East ‐ Timor. Chapter three analyzes the data compiled before, within our theoretical and methodological framework, in order to provide a conceptual reading of Camões IP action in East ‐ Timor (2007 ‐ 2013), and to highlight the rele vance of Portuguese language teaching in cooperation policies.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCarvalho, Maria Isabel SoaresRepositório da Universidade de LisboaAvelar, Mário José Menino2015-02-12T19:32:25Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7960TID:201510618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:03.065606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
title Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
spellingShingle Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
Avelar, Mário José Menino
Relações Internacionais
Português
Camões IP
Timor -Leste
Cooperação
Ensino
title_short Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
title_full Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
title_fullStr Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
title_full_unstemmed Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
title_sort Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
author Avelar, Mário José Menino
author_facet Avelar, Mário José Menino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Isabel Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Mário José Menino
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Internacionais
Português
Camões IP
Timor -Leste
Cooperação
Ensino
topic Relações Internacionais
Português
Camões IP
Timor -Leste
Cooperação
Ensino
description Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-12T19:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7960
TID:201510618
url http://hdl.handle.net/10400.5/7960
identifier_str_mv TID:201510618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131027678953472