A economia partilhada em Portugal : a perceção e o comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16729 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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A economia partilhada em Portugal : a perceção e o comportamento do consumidorEconomia partilhadaperceçãocomportamentoconsumidor portuguêsShared economyperceptionbehaviourportuguese consumerMestrado em Ciências EmpresariaisA revolução digital tem impulsionado a propagação e o aumento das tecnologias digitais, sobretudo da Internet e dos smartphones, permitindo um maior número de transações e conexões entre utilizadores. Desta forma, a economia digital permitiu o surgimento da economia partilhada, um novo modelo económico assente na partilha de bens e serviços em vez da sua posse. Apresentando-se como um modelo recente e atual no qual se tem observado um crescimento considerável, pretende-se compreender este fenómeno no contexto português através da perceção e comportamento dos seus consumidores. Assim, formularam-se as seguintes perguntas de investigação: "Como é que a economia partilhada é percecionada pelos consumidores portugueses?" e "A economia partilhada será uma tendência no futuro em Portugal?". Foi desenvolvida uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, tendo-se aplicado um questionário aos consumidores portugueses e recolhidos dados secundários para responder às perguntas de investigação definidas. Os resultados obtidos demonstram que este fenómeno, enquanto conceito, é ainda desconhecido pela maioria dos consumidores portugueses, no entanto consideram que reunindo alguns fatores nomeadamente tecnológicos, económicos, ambientais e sociais este modelo será uma tendência no futuro em Portugal. Este estudo veio contribuir, a nível académico, para um conhecimento mais aprofundado deste fenómeno, dado o seu recente surgimento e a existência de poucos estudos sobretudo no contexto português. A nível empresarial, o estudo fornece informações que deverão ser consideradas, uma vez que a economia partilhada vem alterar o modo de consumo predominante e tem provocado várias alterações na economia e legislação.The digital revolution has driven the spread and increase of digital technologies, through the Internet and smartphones, allowing a greater number of transactions and connections between users. In this way, the digital economy has allowed the emergence of shared economy, a new economic model based on the sharing of goods and services instead of their ownership. As a recent and current model in which there has been considerable growth, we intend to understand this phenomenon in the portuguese context through the perception and behaviour of its consumers. Thus, the following research questions were formulated: "How is the shared economy perceived by portuguese consumers"? and "Is the shared economy a future trend in Portugal?". It was developed a qualitative and quantitative methodological approach, and it was applied a questionnaire to portuguese consumers and secondary data were collected to answer the defined research questions. The results obtained show that this phenomenon, as a concept, is still unknown by the majority of portuguese consumers, however they consider that bringing together some factors, namely technological, economic, environmental and social, this model will be a trend in the future in Portugal. This study contributed, on an academic level, to a more detailed knowledge of this phenomenon, given its recent emergence and existence of few studies, especially in the portuguese context. On a business level, the study provides information that should be considered, since the shared economy come to change the predominant mode of consumption and it has led several changes in the economy and legislation.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Karine Almeida2019-01-11T13:40:36Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16729porFernandes, Karine Almeida (2018). "A economia partilhada em Portugal : a perceção e o comportamento do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:06.911317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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