Conflito, Ordem e Poder no pensamento político de Maquiavel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5932 |
Resumo: | Tanto a filosofia antiga, quanto a filosofia moderna, concebem a actividade política como algo que apenas pode ter lugar no quadro de uma pacificação original da sociedade (seja esta considerada enquanto condição natural da vida comunitária ou enquanto ordem artificialmente estabelecida). É contra este pressuposto que Maquiavel vai elaborar a sua teoria do conflito, promovendo uma revisão da ideia tradicional de concórdia. O nosso propósito com este estudo é acompanhar precisamente o modo como será reformulado o problema da relação entre a divisão social e o estado ao longo da obra maquiaveliana, e em particular através da leitura crítica da história romana realizada nos Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio. |
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Conflito, Ordem e Poder no pensamento político de MaquiavelConflitoConstituição MistaCorrupçãoDivisão SocialLiberdadeOrdemRepúblicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasTanto a filosofia antiga, quanto a filosofia moderna, concebem a actividade política como algo que apenas pode ter lugar no quadro de uma pacificação original da sociedade (seja esta considerada enquanto condição natural da vida comunitária ou enquanto ordem artificialmente estabelecida). É contra este pressuposto que Maquiavel vai elaborar a sua teoria do conflito, promovendo uma revisão da ideia tradicional de concórdia. O nosso propósito com este estudo é acompanhar precisamente o modo como será reformulado o problema da relação entre a divisão social e o estado ao longo da obra maquiaveliana, e em particular através da leitura crítica da história romana realizada nos Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio.Both ancient philosophy, as modern philosophy, represent political activity as something that can only take place within the framework of an original pacification of society (considering it as a natural condition of community life or as an artificially established order). It is against this assumption that Machiavelli will elaborate his theory of conflict by promoting a revision of the traditional idea of concord. Our purpose with this study is to follow how the problem of the relationship between social division and the state will be reformulated throughout the machiavellian work, and particularly from the critical reading of Roman history carried out in Discorsi sopra la prima deca di Tito Livio.Bento, António José FerreiraSantos, José Manuel Boavida dosuBibliorumPina, Albano Falcão Rito Torres2018-08-30T16:01:10Z2015-6-52015-06-252015-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5932TID:201646870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T02:30:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:46.314855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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