Até que ponto limitamos o brincar a partir da nossa conceção de perigo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Melo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10898
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Até que ponto limitamos o brincar a partir da nossa conceção de perigo?CriançaPerigoBrincarRiscoSegurançaChildrenDangerPlay timeRiskSafetyRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente trabalho consubstancia-se num relatório elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS), no primeiro semestre do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. A prática profissional realizouse entre os dias 01 de outubro de 2018 e 21 de janeiro de 2019, na valência de Jardim de Infância (JI), numa sala com 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, numa instituição sem fins lucrativos, situada no concelho de Lisboa. O relatório que ora se apresenta, tem como principal objetivo realizar, de uma forma reflexiva, uma caracterização do contexto socioeducativo onde decorreu a prática profissional, uma identificação e avaliação das intenções que tive por base durante toda a ação, uma investigação e uma avaliação de todo o processo. No que diz respeito à investigação, esta recai sobre a problemática do brincar e do perigo. Neste sentido, o principal objetivo da presente investigação é perceber se as conceções de perigo podem influenciar ou não, o brincar da criança. De modo a conhecer e a compreender a problemática que identifiquei, optei por uma abordagem de natureza qualitativa, seguindo como método de investigação o estudo de caso e recorri à observação direta participante e à observação indireta, através da realização de entrevistas, como técnicas de recolha de dados. Tanto a minha prática profissional, como a consulta bibliográfica, me levam a considerar que uma educação que valorize a permissão de brincadeiras, que envolvam situações de maior risco, terá maior sucesso se o mesmo for devidamente partilhado, explicado e fundamentado junto da equipa educativa, crianças e famílias, para que todos possamos, de forma concertada, contribuir para o desenvolvimento das crianças e para a mitigação do risco/perigo.ABSTRACT The present work is based on a report prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II (PPS), in the first semester of the second year of the Master's Degree in Pre-school Education. The professional practice took place between October 1, 2018 and January 21, 2019, in the practicability of Kindergarten (JI), in a class with 25 children between the ages of 3 and 5, in a non-profit institution located in Lisbon. The main purpose of this report is to carry out, in a reflexive way, a characterization of the socio-educational context in which the professional practice took place, an identification and evaluation of the intentions that I had based throughout the practice, an investigation and evaluation of the entire process. As far as research is concerned, it focuses on the problem of play and danger. In this sense, the main objective of the present investigation is to realize if the concepts of danger can influence the play time of the child. In order to understand more about the problematic of the theme, I opted for a qualitative approach, following as a method of investigation the case study and recourse to direct participatory observation and indirect observation, as techniques and instruments of data collection. Both my professional practice and the bibliographical study lead me to consider that an education that values the permission of games that involve situations of greater risk will be more successful if it is properly shared, explained and supported by the educational team, children and families, so that all of us can, in a concerted way, contribute to the development of children and to the mitigation of risk / danger.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLAlmeida, Inês Melo de2019-12-19T10:26:13Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10898TID:202322319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:15.336777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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