Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laquila, Heloiza Merlin Storari de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19026
Resumo: TPM (Total productive maintenance) é uma abordagem sistemática para a implementação de um sistema de manutenção que tem por objetivo maximizar a eficiência global dos equipamentos (OEE) e melhorar a produtividade, ao mesmo tempo que proporciona uma satisfação moral aos trabalhadores e elimina perdas por meio de uma total participação da força de trabalho. O presente projeto revisa conceitos fundamentais da gestão da manutenção, assim como suas estratégias e tarefas da manutenção, além de apresentar uma abordagem dos indicadores da função manutenção através da classificação leading e laggiing (direcionamento e resultado). A filosofia TPM é implementada neste projeto através de uma abordagem para a manutenção planeada e, para tal, descreve como deve ser o desenvolvimento teórico de uma estrutura de manutenção para permitir alcançar o estado “zero avarias”, ou seja, uma eliminação das perdas por indisponibilidade das máquinas. O projeto foi desenvolvido na Renault Cacia, indústria do setor automóvel que fabrica caixas de velocidades e componentes mecânicos para motores, com o objetivo de aumentar o OEE por meio da redução das perdas por avarias em linhas críticas da fábrica. Para tanto, foi desenvolvido um Plano TPM, constituído por uma etapa de preparação e outras cinco etapas de desenvolvimento. Este Plano foi aplicado em uma linha estratégica da fábrica e constitui o caso de estudo deste projeto. Na aplicação do Plano TPM foram selecionadas 3 máquinas responsáveis por grandes índices de perdas por avarias na linha em questão. Após a realização das intervenções planeadas foi possível reduzir o NRO de 12.69%, no último trimestre de 2015, para 9.67% no primeiro trimestre de 2016. O OEE apresentou tendência de crescimento desde o início da aplicação do Plano TPM e em março de 2016 atingiu um índice acima do valor objetivo.
id RCAP_928fc72156db765bed0a2a84d30a53e4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/19026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvelManutenção industrialIndústria automóvel - Aveiro (Portugal)TPM (Total productive maintenance) é uma abordagem sistemática para a implementação de um sistema de manutenção que tem por objetivo maximizar a eficiência global dos equipamentos (OEE) e melhorar a produtividade, ao mesmo tempo que proporciona uma satisfação moral aos trabalhadores e elimina perdas por meio de uma total participação da força de trabalho. O presente projeto revisa conceitos fundamentais da gestão da manutenção, assim como suas estratégias e tarefas da manutenção, além de apresentar uma abordagem dos indicadores da função manutenção através da classificação leading e laggiing (direcionamento e resultado). A filosofia TPM é implementada neste projeto através de uma abordagem para a manutenção planeada e, para tal, descreve como deve ser o desenvolvimento teórico de uma estrutura de manutenção para permitir alcançar o estado “zero avarias”, ou seja, uma eliminação das perdas por indisponibilidade das máquinas. O projeto foi desenvolvido na Renault Cacia, indústria do setor automóvel que fabrica caixas de velocidades e componentes mecânicos para motores, com o objetivo de aumentar o OEE por meio da redução das perdas por avarias em linhas críticas da fábrica. Para tanto, foi desenvolvido um Plano TPM, constituído por uma etapa de preparação e outras cinco etapas de desenvolvimento. Este Plano foi aplicado em uma linha estratégica da fábrica e constitui o caso de estudo deste projeto. Na aplicação do Plano TPM foram selecionadas 3 máquinas responsáveis por grandes índices de perdas por avarias na linha em questão. Após a realização das intervenções planeadas foi possível reduzir o NRO de 12.69%, no último trimestre de 2015, para 9.67% no primeiro trimestre de 2016. O OEE apresentou tendência de crescimento desde o início da aplicação do Plano TPM e em março de 2016 atingiu um índice acima do valor objetivo.TPM (Total Productive Maintenance) is a systematic approach to the implementation of a maintenance system that aims to maximize the overall efficiency of equipment (OEE) and improve productivity, while providing moral satisfaction of workers and eliminating losses through full participation of the workforce. This project revises basic concepts of maintenance management, as well as their strategies, maintenance tasks and presents an approach to indicators function maintenance by leading and lagging classification. The TPM philosophy is implemented in this project through an approach to planned maintenance and for that describes how the theoretical development of a maintenance structure should be to allow attain "zero damage", ie an elimination of losses by unavailability of machines. The project was developed in the Renault Cacia, the automotive manufacturing industry that manufactures gearboxes and mechanical components for engines, in order to increase OEE by reducing losses from breakdowns in critical factory lines. Therefore, it was developed a TPM plan, constituted by a preparation stage and five other stages of development. This plan was implemented in a strategic line of the factory and is the case study of this project. During the application of TPM Plan three machines responsible for major indices losses faults on the line were selected. After the accomplishment of the planned intervention was possible to reduce the NRO from 12.69% in the last quarter of 2015 to 9.67% in the first quarter of 2016. The OEE has a growth trend since the start of the TPM Plan and, in March 2016 attained a rate above the target valueUniversidade de Aveiro2017-11-28T14:06:26Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19026TID:201576546porLaquila, Heloiza Merlin Storari deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:50Zoai:ria.ua.pt:10773/19026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:50.942407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
title Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
spellingShingle Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
Laquila, Heloiza Merlin Storari de
Manutenção industrial
Indústria automóvel - Aveiro (Portugal)
title_short Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
title_full Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
title_fullStr Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
title_full_unstemmed Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
title_sort Plano TPM para redução de perdas por avarias numa linha produtiva da indústria automóvel
author Laquila, Heloiza Merlin Storari de
author_facet Laquila, Heloiza Merlin Storari de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laquila, Heloiza Merlin Storari de
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção industrial
Indústria automóvel - Aveiro (Portugal)
topic Manutenção industrial
Indústria automóvel - Aveiro (Portugal)
description TPM (Total productive maintenance) é uma abordagem sistemática para a implementação de um sistema de manutenção que tem por objetivo maximizar a eficiência global dos equipamentos (OEE) e melhorar a produtividade, ao mesmo tempo que proporciona uma satisfação moral aos trabalhadores e elimina perdas por meio de uma total participação da força de trabalho. O presente projeto revisa conceitos fundamentais da gestão da manutenção, assim como suas estratégias e tarefas da manutenção, além de apresentar uma abordagem dos indicadores da função manutenção através da classificação leading e laggiing (direcionamento e resultado). A filosofia TPM é implementada neste projeto através de uma abordagem para a manutenção planeada e, para tal, descreve como deve ser o desenvolvimento teórico de uma estrutura de manutenção para permitir alcançar o estado “zero avarias”, ou seja, uma eliminação das perdas por indisponibilidade das máquinas. O projeto foi desenvolvido na Renault Cacia, indústria do setor automóvel que fabrica caixas de velocidades e componentes mecânicos para motores, com o objetivo de aumentar o OEE por meio da redução das perdas por avarias em linhas críticas da fábrica. Para tanto, foi desenvolvido um Plano TPM, constituído por uma etapa de preparação e outras cinco etapas de desenvolvimento. Este Plano foi aplicado em uma linha estratégica da fábrica e constitui o caso de estudo deste projeto. Na aplicação do Plano TPM foram selecionadas 3 máquinas responsáveis por grandes índices de perdas por avarias na linha em questão. Após a realização das intervenções planeadas foi possível reduzir o NRO de 12.69%, no último trimestre de 2015, para 9.67% no primeiro trimestre de 2016. O OEE apresentou tendência de crescimento desde o início da aplicação do Plano TPM e em março de 2016 atingiu um índice acima do valor objetivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-28T14:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/19026
TID:201576546
url http://hdl.handle.net/10773/19026
identifier_str_mv TID:201576546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137590506422272