Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vera Justina Camilo Quitério de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2713
Resumo: Nos dias de hoje, assuntos como insucesso e a abandono escolar são transversais as várias culturas, aos países, as comunidades, ate as escolas, sendo uma preocupação não só local, mas sim mundial. Em muitas sociedades existem estes fenómenos sendo os fatores explicativos de natureza diversa, logo, a intervenção para dirimir os mesmos fenómenos também permanecem de alguma forma mais particulares que coletivos, levando-se sempre em conta as condições das várias sociedades e a sua constituição, vivencias sociais e económicas, com a sua cultura e modo de vida. Este estudo, realizou-se em Angola, no liceu do município de Porto Amboim e retrata os fatores explicativos do insucesso e abandono escolar da mesma escola. A população deste município é constituída maioritariamente por pescadores, criadores de gado e camponeses. A investigação realizou-se num contexto de uma taxa de insucesso e abandono escolar considerável, tendo sido considerados diversos fatores e variadas explicações, entre as quais destacamos aquelas que são do domínio das esferas envolvidas, o aluno, a escola, a famílias e o meio social. Centralizamos o nosso objetivo em desenvolver um plano de intervenção capaz de dirimir o índice de insucesso e abandono escolar, levando a cabo um estudo de caracter misto qualitativo e quantitativo, tendo sido realizado, exclusivamente com a população da 11ª classe do curso de ciências humanas, que pela sua composição são os que apresentam um maior índice de insucesso e abandono escolar. Á população em questão, foram aplicados questionários, entrevistas e foi feito também um levantamento detalhado aos instrumentos escolares que são indicadores de insucesso e abandono escolar dos últimos três anos, permitindo chegar as conclusões observadas no escopo desta investigação. Após uma análise minuciosa e demorada, chegou-se a conclusão que existem alguns fatores intrinsecamente ligados aos fenómenos em estudo, tais como maternidade/paternidade precoce, elevadas reprovações, fraca motivação, fraca expetativa dos pais em relação a vida escolar dos filhos, infraestrutura escolar inadequada, falta de um gabinete de apoio psicopedagógico funcional, maus modelos sociais, etc. Urge a necessidade de atuar no sentido de haver uma escola digna, um prestação escolar e resultados eficientes, envolver a sociedade na formação integral do individuo. Contudo, os alunos nesta escola não perderam vontade de envolveremse nos assuntos escolares, carecendo de motivação.
id RCAP_92942de31a8fe520f9d07f0ab5be1639
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, AngolaInsucesso e abandono escolarFatoresMotivaçãoPlano de intervençãoSchool failure and dropoutMotivationFactorsPlan of interventionEducationNos dias de hoje, assuntos como insucesso e a abandono escolar são transversais as várias culturas, aos países, as comunidades, ate as escolas, sendo uma preocupação não só local, mas sim mundial. Em muitas sociedades existem estes fenómenos sendo os fatores explicativos de natureza diversa, logo, a intervenção para dirimir os mesmos fenómenos também permanecem de alguma forma mais particulares que coletivos, levando-se sempre em conta as condições das várias sociedades e a sua constituição, vivencias sociais e económicas, com a sua cultura e modo de vida. Este estudo, realizou-se em Angola, no liceu do município de Porto Amboim e retrata os fatores explicativos do insucesso e abandono escolar da mesma escola. A população deste município é constituída maioritariamente por pescadores, criadores de gado e camponeses. A investigação realizou-se num contexto de uma taxa de insucesso e abandono escolar considerável, tendo sido considerados diversos fatores e variadas explicações, entre as quais destacamos aquelas que são do domínio das esferas envolvidas, o aluno, a escola, a famílias e o meio social. Centralizamos o nosso objetivo em desenvolver um plano de intervenção capaz de dirimir o índice de insucesso e abandono escolar, levando a cabo um estudo de caracter misto qualitativo e quantitativo, tendo sido realizado, exclusivamente com a população da 11ª classe do curso de ciências humanas, que pela sua composição são os que apresentam um maior índice de insucesso e abandono escolar. Á população em questão, foram aplicados questionários, entrevistas e foi feito também um levantamento detalhado aos instrumentos escolares que são indicadores de insucesso e abandono escolar dos últimos três anos, permitindo chegar as conclusões observadas no escopo desta investigação. Após uma análise minuciosa e demorada, chegou-se a conclusão que existem alguns fatores intrinsecamente ligados aos fenómenos em estudo, tais como maternidade/paternidade precoce, elevadas reprovações, fraca motivação, fraca expetativa dos pais em relação a vida escolar dos filhos, infraestrutura escolar inadequada, falta de um gabinete de apoio psicopedagógico funcional, maus modelos sociais, etc. Urge a necessidade de atuar no sentido de haver uma escola digna, um prestação escolar e resultados eficientes, envolver a sociedade na formação integral do individuo. Contudo, os alunos nesta escola não perderam vontade de envolveremse nos assuntos escolares, carecendo de motivação.Nowadays, issues such as failure and dropping out of school are cross-cutting across cultures, countries, communities, even schools, being a concern not only local, but global. In many societies these phenomena are the explanatory factors of a diverse nature, so the intervention to solve the same phenomena also remain somehow more particular than collective, always taking into account the conditions of the various societies and their constitution, experiences social and economic, with their culture and way of life. This study was carried out in Angola, at the high school in the municipality of Porto Amboim, and shows the explanatory factors for school failure and dropout at the same school. The population of this municipality is constituted mainly by fishermen, cattle farmers and peasants. The investigation was carried out in a context of a considerable failure rate and school drop-out, considering several factors and varied explanations, among which we highlight those that are in the domain of the involved spheres, the student, the school, the families and the environment Social. We centralized our objective in developing an intervention plan capable of solving the index of failure and dropout, carrying out a qualitative and quantitative mixed study, having been carried out exclusively with the population of the 11th class of the humanities course, which by their composition are those with a higher rate of failure and dropout. To the population in question, questionnaires, interviews were applied and a detailed survey was carried out on the school instruments that are indicators of school failure and dropout in the last three years, allowing to reach the conclusions observed in the scope of this investigation. After a thorough and time-consuming analysis, it was concluded that there are some factors intrinsically related to the phenomena under study, such as early parenthood, high reprobations, poor motivation, poor expectation of parents in relation to their children's school life, school infrastructure inadequate, lack of a functional psychopedagogical support office, bad social models, etc. It is urgent to act in the sense of having a dignified school, a school performance and efficient results, to involve society in the integral formation of the individual. However, the students at this school have not lost the will to get involved in school affairs, lacking motivation.2019-05-23T16:44:36Z2019-05-232019-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa, V. J. C. Q. (2019). Fatores do insucesso e do abandono escolar: Estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2713http://hdl.handle.net/11328/2713Sousa, V. J. C. Q. (2019). Fatores do insucesso e do abandono escolar: Estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2713http://hdl.handle.net/11328/2713TID:202247945porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Vera Justina Camilo Quitério dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:04:57Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:11.648922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
title Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
spellingShingle Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
Sousa, Vera Justina Camilo Quitério de
Insucesso e abandono escolar
Fatores
Motivação
Plano de intervenção
School failure and dropout
Motivation
Factors
Plan of intervention
Education
title_short Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
title_full Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
title_fullStr Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
title_full_unstemmed Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
title_sort Fatores do insucesso e do abandono escolar: estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola
author Sousa, Vera Justina Camilo Quitério de
author_facet Sousa, Vera Justina Camilo Quitério de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vera Justina Camilo Quitério de
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso e abandono escolar
Fatores
Motivação
Plano de intervenção
School failure and dropout
Motivation
Factors
Plan of intervention
Education
topic Insucesso e abandono escolar
Fatores
Motivação
Plano de intervenção
School failure and dropout
Motivation
Factors
Plan of intervention
Education
description Nos dias de hoje, assuntos como insucesso e a abandono escolar são transversais as várias culturas, aos países, as comunidades, ate as escolas, sendo uma preocupação não só local, mas sim mundial. Em muitas sociedades existem estes fenómenos sendo os fatores explicativos de natureza diversa, logo, a intervenção para dirimir os mesmos fenómenos também permanecem de alguma forma mais particulares que coletivos, levando-se sempre em conta as condições das várias sociedades e a sua constituição, vivencias sociais e económicas, com a sua cultura e modo de vida. Este estudo, realizou-se em Angola, no liceu do município de Porto Amboim e retrata os fatores explicativos do insucesso e abandono escolar da mesma escola. A população deste município é constituída maioritariamente por pescadores, criadores de gado e camponeses. A investigação realizou-se num contexto de uma taxa de insucesso e abandono escolar considerável, tendo sido considerados diversos fatores e variadas explicações, entre as quais destacamos aquelas que são do domínio das esferas envolvidas, o aluno, a escola, a famílias e o meio social. Centralizamos o nosso objetivo em desenvolver um plano de intervenção capaz de dirimir o índice de insucesso e abandono escolar, levando a cabo um estudo de caracter misto qualitativo e quantitativo, tendo sido realizado, exclusivamente com a população da 11ª classe do curso de ciências humanas, que pela sua composição são os que apresentam um maior índice de insucesso e abandono escolar. Á população em questão, foram aplicados questionários, entrevistas e foi feito também um levantamento detalhado aos instrumentos escolares que são indicadores de insucesso e abandono escolar dos últimos três anos, permitindo chegar as conclusões observadas no escopo desta investigação. Após uma análise minuciosa e demorada, chegou-se a conclusão que existem alguns fatores intrinsecamente ligados aos fenómenos em estudo, tais como maternidade/paternidade precoce, elevadas reprovações, fraca motivação, fraca expetativa dos pais em relação a vida escolar dos filhos, infraestrutura escolar inadequada, falta de um gabinete de apoio psicopedagógico funcional, maus modelos sociais, etc. Urge a necessidade de atuar no sentido de haver uma escola digna, um prestação escolar e resultados eficientes, envolver a sociedade na formação integral do individuo. Contudo, os alunos nesta escola não perderam vontade de envolveremse nos assuntos escolares, carecendo de motivação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23T16:44:36Z
2019-05-23
2019-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sousa, V. J. C. Q. (2019). Fatores do insucesso e do abandono escolar: Estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2713
http://hdl.handle.net/11328/2713
Sousa, V. J. C. Q. (2019). Fatores do insucesso e do abandono escolar: Estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2713
http://hdl.handle.net/11328/2713
TID:202247945
identifier_str_mv Sousa, V. J. C. Q. (2019). Fatores do insucesso e do abandono escolar: Estudo de caso no Liceu de Porto Amboim, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2713
TID:202247945
url http://hdl.handle.net/11328/2713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134951483899904