A Imagem Digital para a Preservação e Divulgação do Património Europeu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/121645 |
Resumo: | Esta Dissertação pretende estudar o papel que a imagem digital desempenha para o património cultural europeu, quer no âmbito da preservação, quer no âmbito da divulgação. Em primeiro lugar, procurou-se conhecer a articulação entre património e digital e a sua evolução ao longo do tempo. Foi também analisado o contexto europeu de programas e outras ações realizadas direcionadas para a digitalização do património, nomeadamente através de dados estatísticos. Pretendeu-se ainda perceber até que ponto se encontra a presença da imagem digital, quer a nível da preservação, quer a nível da divulgação. Por fim, as conclusões adquiridas com o estudo das questões acima mencionadas foram utilizadas para a análise de três estudos de caso. Desta forma, a metodologia aplicada carateriza-se pelo método qualitativo, consistindo na pesquisa bibliográfica e em três estudos de caso. No que toca aos estudos de caso, a sua seleção pretendeu abranger Portugal e outros dois países da Europa, bem como diversos tipos de património no plano digital. Assim, foram escolhidos: Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica Online, RomArchive, the Digital Archive of the Roma e Prehistoric Picture Project, Pitoti: Digital Rock-Art. Através destes, podemos compreender a importância da criação de arquivos, bibliotecas e museus digitais, uma vez que, por um lado, representam uma forma de preservação contra fatores a que o património cultural no seu estado físico está sujeito e, por outro lado, é fundamental no desenvolvimento da divulgação, uma vez que permite a visualização de conteúdos de forma interativa, inovadora e personalizada, bem como permite ainda o surgimento de novas profissões associadas a esta área. No entanto, podemos também verificar algumas limitações, quer a nível de articulação com conteúdos externos, questão que também se verifica nos objetivos europeus para a digitalização de património cultural; quer a nível de perda de conteúdos por falta de manutenção, o que manifesta a ausência de uma estratégia de preservação a longo-prazo, refletindo a necessidade de políticas e estratégias europeias com um sentido prático mais direcionadas para as questões que se encontram a limitar a utilização da imagem digital para o património cultural. |
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A Imagem Digital para a Preservação e Divulgação do Património EuropeuPatrimónioPreservaçãoDivulgaçãoPatrimónio CulturalImagem DigitalPreservaçãoDivulgaçãoPolíticas e Estratégias EuropeiasCultural PatrimonyDigital ImageryPreservationDisseminationEuropean Policies and StrategiesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaEsta Dissertação pretende estudar o papel que a imagem digital desempenha para o património cultural europeu, quer no âmbito da preservação, quer no âmbito da divulgação. Em primeiro lugar, procurou-se conhecer a articulação entre património e digital e a sua evolução ao longo do tempo. Foi também analisado o contexto europeu de programas e outras ações realizadas direcionadas para a digitalização do património, nomeadamente através de dados estatísticos. Pretendeu-se ainda perceber até que ponto se encontra a presença da imagem digital, quer a nível da preservação, quer a nível da divulgação. Por fim, as conclusões adquiridas com o estudo das questões acima mencionadas foram utilizadas para a análise de três estudos de caso. Desta forma, a metodologia aplicada carateriza-se pelo método qualitativo, consistindo na pesquisa bibliográfica e em três estudos de caso. No que toca aos estudos de caso, a sua seleção pretendeu abranger Portugal e outros dois países da Europa, bem como diversos tipos de património no plano digital. Assim, foram escolhidos: Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica Online, RomArchive, the Digital Archive of the Roma e Prehistoric Picture Project, Pitoti: Digital Rock-Art. Através destes, podemos compreender a importância da criação de arquivos, bibliotecas e museus digitais, uma vez que, por um lado, representam uma forma de preservação contra fatores a que o património cultural no seu estado físico está sujeito e, por outro lado, é fundamental no desenvolvimento da divulgação, uma vez que permite a visualização de conteúdos de forma interativa, inovadora e personalizada, bem como permite ainda o surgimento de novas profissões associadas a esta área. No entanto, podemos também verificar algumas limitações, quer a nível de articulação com conteúdos externos, questão que também se verifica nos objetivos europeus para a digitalização de património cultural; quer a nível de perda de conteúdos por falta de manutenção, o que manifesta a ausência de uma estratégia de preservação a longo-prazo, refletindo a necessidade de políticas e estratégias europeias com um sentido prático mais direcionadas para as questões que se encontram a limitar a utilização da imagem digital para o património cultural.This Dissertation aims to study the role that digital image plays for the European cultural patrimony, both in the scope of preservation and dissemination. Firstly, we sought to understand the link between patrimony and digital imagery and its evolution over time. The European programs and other actions carried out for digitizing the patrimony were also analyzed, namely through statistical data. It was also intended to understand the extent to which the presence of the digital image is found, both in terms of preservation and dissemination. Finally, the conclusions drawn from the study of the issues mentioned above were used for the analysis of three case studies. In this way, the applied methodology is characterized by the qualitative method, consisting of bibliographic research and three case studies. For those, the selection intended to cover Portugal and two other European countries, as well as different types of patrimony in the digital plain. Therefore, the following cases were chosen: Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica Online, RomArchive, the Digital Archive of the Roma and Prehistoric Picture Project, Pitoti: Digital Rock-Art. Through these, we can understand the importance of creating digital archives, libraries and museums, since, on one hand, they represent a form of preservation against factors that in its physical state the patrimony is subjected to; on the other hand, it is fundamental in the development of dissemination, since it allows the visualization of content in an interactive, innovative and personalized way. It also allows the emergence of new professions associated with this area. However, we can also see some limitations, for example in terms of articulation with external content, an issue that also appears in European objectives for the digitization of cultural patrimony as well as in terms of content loss due to lack of maintenance. This demonstrates the absence of a long-term preservation strategy, reflecting the need for European policies and strategies with a practical sense more focused on the issues that are limiting the use of digital imagery for cultural patrimony.Telo, Paula Alexandra Ochôa de CarvalhoRUNSantos, Ana Margarida Morais dos2021-07-26T11:07:03Z2021-05-242021-03-222021-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/121645TID:202745295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:03:51Zoai:run.unl.pt:10362/121645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:44:41.900641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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