Representações dos Barnabés em torno da experiência escolar durante e após a vivência da doença oncológica: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana da Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51446
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias)
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spelling Representações dos Barnabés em torno da experiência escolar durante e após a vivência da doença oncológica: um estudo exploratórioRepresentations of “Barnabés” around the school experience during and after the cancer disease: an exploratory studyPediatria oncológicaEscolaSobreviventesPediatric-oncologySchoolSurvivorsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias)Com o aumento da esperança de vida de crianças e adolescentes com doença oncológica, emergiram novas necessidades a que é premente dar resposta. Entre estas, as de foro psicossocial assumem particular relevo, uma vez que podem comprometer significativamente a qualidade de vida destes pacientes e dos seus familiares, tendo repercussões no seu desenvolvimento e bemestar futuros. Nesta dissertação, a temática escolar assume-se como foco, uma vez que é na escola que crianças e adolescentes passam grande parte do seu tempo, realizando grande parte das suas aprendizagens formais, apresentando-se esta como um dos seus principais contextos de socialização. Assim, a privação deste contexto por longos períodos e/ou a descontinuidade da sua frequência pode tornar-se especialmente difícil para as crianças e adolescentes com cancro. Procurando analisar as principais questões que se colocam a estas crianças/adolescentes durante o curso da doença, desenvolveu-se um estudo – de carácter exploratório – no âmbito do qual foram analisadas as vivências escolares de um grupo de seis adolescentes e jovens adultos sobreviventes de cancro. As suas reflexões em torno desta temática – captadas através de um focus group – revelam que existem algumas barreiras no seu percurso escolar, nomeadamente ao nível do envolvimento/acompanhamento dos docentes durante os períodos de ausência e regresso escolar, questões relacionadas com o bullying e fraca articulação família-escola- hospital. Em contrapartida são de salientar também aspetos positivos como o apoio e acompanhamento dos colegas e amigos, bem como de alguns professores, durante o curso da doença e após o regresso à escola que para estes representou uma significativa fonte de suporte social.With the increase in the life expectancy of children and adolescents with cancer, new needs have emerged which are urgent to respond. Among these, psychosocial issues are particularly importante, since they may compromisse the quality of life of their patients and their families, with repercussions on their future development and well-being. In this dissertation, the school theme is the focus, since it is at school that children and adolescents spend much of their time, performing mosto f their formal learning, presentig this as one of their principal contexts of socialization. Thus, the privation of this context for long periods and/or the discontinuation of its frequency can be especially difficult for children and adolescents with cancer. In order to analyze the main questions that are posed to these children/adolescents during the course of the disease, an exploratory study was developed, in which the school experiences of a group of six adolescents and young adults surviving cancer. His reflections on this theme- captured through a focus group – reveal that there are some barriers in his school career, namely at the level of teacher involvement/ accompaniment during periods of absence and return at school, bullying and weak issues articulation family-school-hospital. On the other hand, positive aspects such as the support and follow-up of colleagues and friends, as well as some teachers, during the illness and after school return have been a significant source of social support.Caires, SusanaUniversidade do MinhoOliveira, Mariana da Rosa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51446por201843323info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:54.579551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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