Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonugli, Maria Júlia de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28578
Resumo: A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é uma perturbação do neurodesenvolvimento na qual a criança apresenta um funcionamento da linguagem e capacidades linguísticas significativamente abaixo do esperado para a idade. A PDL pode estar associada a dificuldades de habilidades verbais e não-verbais, nomeadamente motoras. O objetivo desta revisão sistemática integrativa é conhecer as evidências científicas sobre as dificuldades motoras e psicomotoras de crianças entre os 4 e os 12 anos com diagnóstico único de PDL, comparativamente a crianças com um Desenvolvimento da Linguagem “típico” (DLT), tendo-se revisto 9 estudos que cumpriram os critérios definidos. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada recorrendo à Escala Downs and Black. De acordo com os resultados, as crianças com PDL apresentam significativamente mais dificuldades motoras e psicomotoras do que seus pares com DLT. As habilidades de equilíbrio, destreza manual e coordenação motora, são as que surgem com resultados inferiores. Dificuldades em habilidades de praxias e imitação de gestos, também estão presentes; Motor and Psychomotor Difficulties in children aged 4 to 12 with Developmental Language Disorders: A Systematic Integrative Review Abstract: Developmental Language Disorder (DLD) is a neurodevelopmental condition characterized by significantly lower language functioning and linguistic abilities for age and which can result in impaired verbal and non-verbal skills, namely motor skills. DLD can be associated with difficulties in verbal and non-verbal skills, namely motor skills. The objective of this systematic integrative review is to know the scientific evidence on the motor and psychomotor difficulties of children between 4 and 12 years old with a single diagnosis of DLD, compared to children with a “typical” Language Development (TLD), having 9 studies were reviewed that meet the defined criteria. The evaluation of the methodological quality of the studies carried out using the Downs and Black Scale. According to the results, children with DLD have motor and psychomotor difficulties than their peers with TLD. The skills of balance, manual dexterity and motor coordination are those that appear with inferior results. Difficulties in praxis skills and imitation of gestures are also founded.
id RCAP_92b1c2f51302bf2ad86776a2f98b5481
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativaLinguagemProficiência motoraPraxiasRitmoInfânciaLnguageMotor proficiencyPraxisRhythmChildhoodA Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é uma perturbação do neurodesenvolvimento na qual a criança apresenta um funcionamento da linguagem e capacidades linguísticas significativamente abaixo do esperado para a idade. A PDL pode estar associada a dificuldades de habilidades verbais e não-verbais, nomeadamente motoras. O objetivo desta revisão sistemática integrativa é conhecer as evidências científicas sobre as dificuldades motoras e psicomotoras de crianças entre os 4 e os 12 anos com diagnóstico único de PDL, comparativamente a crianças com um Desenvolvimento da Linguagem “típico” (DLT), tendo-se revisto 9 estudos que cumpriram os critérios definidos. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada recorrendo à Escala Downs and Black. De acordo com os resultados, as crianças com PDL apresentam significativamente mais dificuldades motoras e psicomotoras do que seus pares com DLT. As habilidades de equilíbrio, destreza manual e coordenação motora, são as que surgem com resultados inferiores. Dificuldades em habilidades de praxias e imitação de gestos, também estão presentes; Motor and Psychomotor Difficulties in children aged 4 to 12 with Developmental Language Disorders: A Systematic Integrative Review Abstract: Developmental Language Disorder (DLD) is a neurodevelopmental condition characterized by significantly lower language functioning and linguistic abilities for age and which can result in impaired verbal and non-verbal skills, namely motor skills. DLD can be associated with difficulties in verbal and non-verbal skills, namely motor skills. The objective of this systematic integrative review is to know the scientific evidence on the motor and psychomotor difficulties of children between 4 and 12 years old with a single diagnosis of DLD, compared to children with a “typical” Language Development (TLD), having 9 studies were reviewed that meet the defined criteria. The evaluation of the methodological quality of the studies carried out using the Downs and Black Scale. According to the results, children with DLD have motor and psychomotor difficulties than their peers with TLD. The skills of balance, manual dexterity and motor coordination are those that appear with inferior results. Difficulties in praxis skills and imitation of gestures are also founded.Universidade de Évora2020-12-22T13:49:38Z2020-12-222020-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28578http://hdl.handle.net/10174/28578TID:202557090porDepartamento de Desporto e Saúdemjsbonugli@gmail.com251Bonugli, Maria Júlia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:30.109906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
title Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
spellingShingle Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
Bonugli, Maria Júlia de Souza
Linguagem
Proficiência motora
Praxias
Ritmo
Infância
Lnguage
Motor proficiency
Praxis
Rhythm
Childhood
title_short Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
title_full Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
title_fullStr Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
title_full_unstemmed Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
title_sort Dificuldades motoras e psicomotoras em crianças dos 4 aos 12 anos com perturbação do desenvolvimento da linguagem: uma revisão sistemática integrativa
author Bonugli, Maria Júlia de Souza
author_facet Bonugli, Maria Júlia de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonugli, Maria Júlia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Proficiência motora
Praxias
Ritmo
Infância
Lnguage
Motor proficiency
Praxis
Rhythm
Childhood
topic Linguagem
Proficiência motora
Praxias
Ritmo
Infância
Lnguage
Motor proficiency
Praxis
Rhythm
Childhood
description A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é uma perturbação do neurodesenvolvimento na qual a criança apresenta um funcionamento da linguagem e capacidades linguísticas significativamente abaixo do esperado para a idade. A PDL pode estar associada a dificuldades de habilidades verbais e não-verbais, nomeadamente motoras. O objetivo desta revisão sistemática integrativa é conhecer as evidências científicas sobre as dificuldades motoras e psicomotoras de crianças entre os 4 e os 12 anos com diagnóstico único de PDL, comparativamente a crianças com um Desenvolvimento da Linguagem “típico” (DLT), tendo-se revisto 9 estudos que cumpriram os critérios definidos. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada recorrendo à Escala Downs and Black. De acordo com os resultados, as crianças com PDL apresentam significativamente mais dificuldades motoras e psicomotoras do que seus pares com DLT. As habilidades de equilíbrio, destreza manual e coordenação motora, são as que surgem com resultados inferiores. Dificuldades em habilidades de praxias e imitação de gestos, também estão presentes; Motor and Psychomotor Difficulties in children aged 4 to 12 with Developmental Language Disorders: A Systematic Integrative Review Abstract: Developmental Language Disorder (DLD) is a neurodevelopmental condition characterized by significantly lower language functioning and linguistic abilities for age and which can result in impaired verbal and non-verbal skills, namely motor skills. DLD can be associated with difficulties in verbal and non-verbal skills, namely motor skills. The objective of this systematic integrative review is to know the scientific evidence on the motor and psychomotor difficulties of children between 4 and 12 years old with a single diagnosis of DLD, compared to children with a “typical” Language Development (TLD), having 9 studies were reviewed that meet the defined criteria. The evaluation of the methodological quality of the studies carried out using the Downs and Black Scale. According to the results, children with DLD have motor and psychomotor difficulties than their peers with TLD. The skills of balance, manual dexterity and motor coordination are those that appear with inferior results. Difficulties in praxis skills and imitation of gestures are also founded.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T13:49:38Z
2020-12-22
2020-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28578
http://hdl.handle.net/10174/28578
TID:202557090
url http://hdl.handle.net/10174/28578
identifier_str_mv TID:202557090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
mjsbonugli@gmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136666698383360