Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umbelino, T
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, G, Infante, P., Pereira, A.M.F., DePorter, T.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13210
Resumo: Existem vários trabalhos que associam a alteração de padrões de cor nas pelagens dos animais com a sua domesticação. Com este estudo pretendeu-se verificar se existiria também um elo de ligação entre a mansidão dos gatos domésticos (Felis catus) e a sua cor ou padrão de cor. Avaliou-se um total de 55 gatos em dois abrigos nos Estados Unidos da América, no Estado do Michigan, recorrendo-se tanto a uma ferramenta já existente, a Cat-Stress-Score (CSS) e a duas ferramentas criadas especialmente para esta avaliação, a Oakland Approachability Scale for Cats (OASC) e a Color Scale (CS). Com base nestas ferramentas, recolheu-se informação sobre o seu nível de stress quando abordados pelo observador e quão dispostos estavam a estabelecer interações e contacto físico durante o período em que eram avaliados. Os seus padrões de cor, marcas particulares e tonalidade do pelo foram igualmente registados para posteriormente ser feita a sua relação com a mansidão. A análise estatística inicial não demonstrou qualquer relação entre a cor e a mansidão ou entre a presença de marcas brancas e a mansidão em gatos domésticos. No entanto, encontrou-se uma correlação entre a CSS e a OASC. Também foi possível concluir que a resposta dada pelo gato à aproximação da mão do observador à jaula e a sua resposta à tentativa de carícia eram fundamentais na determinação do seu nível de mansidão.
id RCAP_92b5959d45c5d129344872dd7e4909c9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.Gatocor pêlomansidãocomportamentoExistem vários trabalhos que associam a alteração de padrões de cor nas pelagens dos animais com a sua domesticação. Com este estudo pretendeu-se verificar se existiria também um elo de ligação entre a mansidão dos gatos domésticos (Felis catus) e a sua cor ou padrão de cor. Avaliou-se um total de 55 gatos em dois abrigos nos Estados Unidos da América, no Estado do Michigan, recorrendo-se tanto a uma ferramenta já existente, a Cat-Stress-Score (CSS) e a duas ferramentas criadas especialmente para esta avaliação, a Oakland Approachability Scale for Cats (OASC) e a Color Scale (CS). Com base nestas ferramentas, recolheu-se informação sobre o seu nível de stress quando abordados pelo observador e quão dispostos estavam a estabelecer interações e contacto físico durante o período em que eram avaliados. Os seus padrões de cor, marcas particulares e tonalidade do pelo foram igualmente registados para posteriormente ser feita a sua relação com a mansidão. A análise estatística inicial não demonstrou qualquer relação entre a cor e a mansidão ou entre a presença de marcas brancas e a mansidão em gatos domésticos. No entanto, encontrou-se uma correlação entre a CSS e a OASC. Também foi possível concluir que a resposta dada pelo gato à aproximação da mão do observador à jaula e a sua resposta à tentativa de carícia eram fundamentais na determinação do seu nível de mansidão.PSI Animal2015-03-09T15:39:26Z2015-03-092014-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/13210http://hdl.handle.net/10174/13210porUmbelino, M.T., Pereira G., Infante, P., Pereira, A.M.F., DePorter, T. (2014) Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos. In: IV Congresso PsiAnimal, 52–53, Sintra, Portugal.simnaonaondndpinfante@uevora.ptapereira@uevora.ptnd380Umbelino, TPereira, GInfante, P.Pereira, A.M.F.DePorter, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:36.093973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
title Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
spellingShingle Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
Umbelino, T
Gato
cor pêlo
mansidão
comportamento
title_short Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
title_full Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
title_fullStr Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
title_full_unstemmed Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
title_sort Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos.
author Umbelino, T
author_facet Umbelino, T
Pereira, G
Infante, P.
Pereira, A.M.F.
DePorter, T.
author_role author
author2 Pereira, G
Infante, P.
Pereira, A.M.F.
DePorter, T.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Umbelino, T
Pereira, G
Infante, P.
Pereira, A.M.F.
DePorter, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Gato
cor pêlo
mansidão
comportamento
topic Gato
cor pêlo
mansidão
comportamento
description Existem vários trabalhos que associam a alteração de padrões de cor nas pelagens dos animais com a sua domesticação. Com este estudo pretendeu-se verificar se existiria também um elo de ligação entre a mansidão dos gatos domésticos (Felis catus) e a sua cor ou padrão de cor. Avaliou-se um total de 55 gatos em dois abrigos nos Estados Unidos da América, no Estado do Michigan, recorrendo-se tanto a uma ferramenta já existente, a Cat-Stress-Score (CSS) e a duas ferramentas criadas especialmente para esta avaliação, a Oakland Approachability Scale for Cats (OASC) e a Color Scale (CS). Com base nestas ferramentas, recolheu-se informação sobre o seu nível de stress quando abordados pelo observador e quão dispostos estavam a estabelecer interações e contacto físico durante o período em que eram avaliados. Os seus padrões de cor, marcas particulares e tonalidade do pelo foram igualmente registados para posteriormente ser feita a sua relação com a mansidão. A análise estatística inicial não demonstrou qualquer relação entre a cor e a mansidão ou entre a presença de marcas brancas e a mansidão em gatos domésticos. No entanto, encontrou-se uma correlação entre a CSS e a OASC. Também foi possível concluir que a resposta dada pelo gato à aproximação da mão do observador à jaula e a sua resposta à tentativa de carícia eram fundamentais na determinação do seu nível de mansidão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-18T00:00:00Z
2015-03-09T15:39:26Z
2015-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13210
http://hdl.handle.net/10174/13210
url http://hdl.handle.net/10174/13210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Umbelino, M.T., Pereira G., Infante, P., Pereira, A.M.F., DePorter, T. (2014) Relação entre cor e mansidão em gatos domésticos. In: IV Congresso PsiAnimal, 52–53, Sintra, Portugal.
sim
nao
nao
nd
nd
pinfante@uevora.pt
apereira@uevora.pt
nd
380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PSI Animal
publisher.none.fl_str_mv PSI Animal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551047790592