Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caleiro, António
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8408
Resumo: Desde os primórdios do que é hoje a União Europeia (UE), os objectivos foram simultaneamente políticos e económicos. Na realidade, os objectivos económicos têm vindo a ser gradualmente alcançados, até como uma forma de permitir a realização de objectivos políticos. Como exemplos deste facto temos a adopção de uma moeda comum bem como a criação de um mercado único. Sendo certo que estes factos económicos terão consequências simultaneamente políticas e económicas, por exemplo, ao nível da delegação de poderes governamentais e do federalismo fiscal, o estudo destas consequências não deve ignorar as interacções entre elas. Uma dessas interacções que é, para nós, de particular interesse prende-se com os movimentos migratórios, entendidos como uma reacção de natureza económica por parte da população, os quais poderão ter consequências de natureza política. Estas, a verificarem-se, terão certamente reflexos económicos. Por outras palavras, ao artigo interessa estudar os efeitos do bem conhecido fenómeno da ‘votação com os pés’, admitindo precisamente que quem se desloca o faz por razões de natureza económica tendo este fenómeno consequências económico-políticas, se admitirmos a possibilidade de a população migrante poder expressar as suas preferências através do seu voto. Esta possibilidade está, obviamente, facilitada se se tratarem de migrações internas de nacionais mas poderá ter que estar também reconhecida aos migrantes intra-UE, por exemplo ao nível das eleições legislativas dos vários países membros, se se pretender que, para além de uma União Económica, aquela seja também uma União Política.
id RCAP_92c3c44abf22868a62939409a0923ad0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?Decisão de VotoDireito de VotoMovimentos MigratóriosUnião EuropeiaDesde os primórdios do que é hoje a União Europeia (UE), os objectivos foram simultaneamente políticos e económicos. Na realidade, os objectivos económicos têm vindo a ser gradualmente alcançados, até como uma forma de permitir a realização de objectivos políticos. Como exemplos deste facto temos a adopção de uma moeda comum bem como a criação de um mercado único. Sendo certo que estes factos económicos terão consequências simultaneamente políticas e económicas, por exemplo, ao nível da delegação de poderes governamentais e do federalismo fiscal, o estudo destas consequências não deve ignorar as interacções entre elas. Uma dessas interacções que é, para nós, de particular interesse prende-se com os movimentos migratórios, entendidos como uma reacção de natureza económica por parte da população, os quais poderão ter consequências de natureza política. Estas, a verificarem-se, terão certamente reflexos económicos. Por outras palavras, ao artigo interessa estudar os efeitos do bem conhecido fenómeno da ‘votação com os pés’, admitindo precisamente que quem se desloca o faz por razões de natureza económica tendo este fenómeno consequências económico-políticas, se admitirmos a possibilidade de a população migrante poder expressar as suas preferências através do seu voto. Esta possibilidade está, obviamente, facilitada se se tratarem de migrações internas de nacionais mas poderá ter que estar também reconhecida aos migrantes intra-UE, por exemplo ao nível das eleições legislativas dos vários países membros, se se pretender que, para além de uma União Económica, aquela seja também uma União Política.2013-04-03T11:29:11Z2013-04-032004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8408http://hdl.handle.net/10174/8408engCaleiro, A. (2004), Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?, Documento de Trabalho nº 2004/04, Universidade de Évora, Departamento de Economia.14caleiro@uevora.ptD72, F22, J614_2004Department of Economics, University of ÉvoraCaleiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:40.107594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
title Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
spellingShingle Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
Caleiro, António
Decisão de Voto
Direito de Voto
Movimentos Migratórios
União Europeia
title_short Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
title_full Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
title_fullStr Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
title_full_unstemmed Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
title_sort Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
author Caleiro, António
author_facet Caleiro, António
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caleiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de Voto
Direito de Voto
Movimentos Migratórios
União Europeia
topic Decisão de Voto
Direito de Voto
Movimentos Migratórios
União Europeia
description Desde os primórdios do que é hoje a União Europeia (UE), os objectivos foram simultaneamente políticos e económicos. Na realidade, os objectivos económicos têm vindo a ser gradualmente alcançados, até como uma forma de permitir a realização de objectivos políticos. Como exemplos deste facto temos a adopção de uma moeda comum bem como a criação de um mercado único. Sendo certo que estes factos económicos terão consequências simultaneamente políticas e económicas, por exemplo, ao nível da delegação de poderes governamentais e do federalismo fiscal, o estudo destas consequências não deve ignorar as interacções entre elas. Uma dessas interacções que é, para nós, de particular interesse prende-se com os movimentos migratórios, entendidos como uma reacção de natureza económica por parte da população, os quais poderão ter consequências de natureza política. Estas, a verificarem-se, terão certamente reflexos económicos. Por outras palavras, ao artigo interessa estudar os efeitos do bem conhecido fenómeno da ‘votação com os pés’, admitindo precisamente que quem se desloca o faz por razões de natureza económica tendo este fenómeno consequências económico-políticas, se admitirmos a possibilidade de a população migrante poder expressar as suas preferências através do seu voto. Esta possibilidade está, obviamente, facilitada se se tratarem de migrações internas de nacionais mas poderá ter que estar também reconhecida aos migrantes intra-UE, por exemplo ao nível das eleições legislativas dos vários países membros, se se pretender que, para além de uma União Económica, aquela seja também uma União Política.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2013-04-03T11:29:11Z
2013-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8408
http://hdl.handle.net/10174/8408
url http://hdl.handle.net/10174/8408
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Caleiro, A. (2004), Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?, Documento de Trabalho nº 2004/04, Universidade de Évora, Departamento de Economia.
14
caleiro@uevora.pt
D72, F22, J61
4_2004
Department of Economics, University of Évora
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136510623088640