A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Matias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29229
Resumo: Os estudos do género conjugado no feminino no contexto indiano e nas comunidades transnacionais da diáspora revelavam a impureza temporária das mulheres durante o período do ciclo menstrual e sua função no lugar da patrilinhagem que ocupavam; Revelam nos estudos mais recentes o papel mais activo da mulher hindu sobretudo no contexto mágico-religioso que tanta influência tem no domínio do quotidiano, fazendo com que a versão clássica de religião que assenta na separação das águas entre o domínio do sagrado e do profano não seja aplicável ao contexto etnográfico hindu. Posto isto, Rosa Perez convida-nos à leitura de Madeleine Biardeu [1981] e a avançar para um outro nível de conceptualidade do feminino, em particular, o domínio da Deusa (1994: 107). Esta figura do panteão hindu, com a qual as mulheres são associadas, é marcada pela sua ambivalência. Se, enquanto entidade solitária é potencialmente destrutiva, quando integrada num casal, torna-se fecundante, equilibrada, garante da perpetuação da família e da sociedade em geral. Assim sendo, este artigo propõe-se a fazer uma recensão das principais contribuições dos estudos de género em contexto etnográfico hindu.
id RCAP_92cb79a84267951161d3e1809c655628
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição HinduThe Pantography between Hindu Woman and Goddesses in Hindu TraditionGénero; Mulher Hindu; As Deusas como Metáforas do Feminino; Práticas; Mágico-Religiosas Femininas.Os estudos do género conjugado no feminino no contexto indiano e nas comunidades transnacionais da diáspora revelavam a impureza temporária das mulheres durante o período do ciclo menstrual e sua função no lugar da patrilinhagem que ocupavam; Revelam nos estudos mais recentes o papel mais activo da mulher hindu sobretudo no contexto mágico-religioso que tanta influência tem no domínio do quotidiano, fazendo com que a versão clássica de religião que assenta na separação das águas entre o domínio do sagrado e do profano não seja aplicável ao contexto etnográfico hindu. Posto isto, Rosa Perez convida-nos à leitura de Madeleine Biardeu [1981] e a avançar para um outro nível de conceptualidade do feminino, em particular, o domínio da Deusa (1994: 107). Esta figura do panteão hindu, com a qual as mulheres são associadas, é marcada pela sua ambivalência. Se, enquanto entidade solitária é potencialmente destrutiva, quando integrada num casal, torna-se fecundante, equilibrada, garante da perpetuação da família e da sociedade em geral. Assim sendo, este artigo propõe-se a fazer uma recensão das principais contribuições dos estudos de género em contexto etnográfico hindu.Repositório da Universidade de LisboaSantos, Pedro Matias2023-11-02T14:20:47Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-05T01:31:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:44.498972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
The Pantography between Hindu Woman and Goddesses in Hindu Tradition
title A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
spellingShingle A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
Santos, Pedro Matias
Género; Mulher Hindu; As Deusas como Metáforas do Feminino; Práticas; Mágico-Religiosas Femininas.
title_short A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
title_full A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
title_fullStr A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
title_full_unstemmed A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
title_sort A Pantografia entre Mulheres e Deusas na Tradição Hindu
author Santos, Pedro Matias
author_facet Santos, Pedro Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Género; Mulher Hindu; As Deusas como Metáforas do Feminino; Práticas; Mágico-Religiosas Femininas.
topic Género; Mulher Hindu; As Deusas como Metáforas do Feminino; Práticas; Mágico-Religiosas Femininas.
description Os estudos do género conjugado no feminino no contexto indiano e nas comunidades transnacionais da diáspora revelavam a impureza temporária das mulheres durante o período do ciclo menstrual e sua função no lugar da patrilinhagem que ocupavam; Revelam nos estudos mais recentes o papel mais activo da mulher hindu sobretudo no contexto mágico-religioso que tanta influência tem no domínio do quotidiano, fazendo com que a versão clássica de religião que assenta na separação das águas entre o domínio do sagrado e do profano não seja aplicável ao contexto etnográfico hindu. Posto isto, Rosa Perez convida-nos à leitura de Madeleine Biardeu [1981] e a avançar para um outro nível de conceptualidade do feminino, em particular, o domínio da Deusa (1994: 107). Esta figura do panteão hindu, com a qual as mulheres são associadas, é marcada pela sua ambivalência. Se, enquanto entidade solitária é potencialmente destrutiva, quando integrada num casal, torna-se fecundante, equilibrada, garante da perpetuação da família e da sociedade em geral. Assim sendo, este artigo propõe-se a fazer uma recensão das principais contribuições dos estudos de género em contexto etnográfico hindu.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2023-11-02T14:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29229
url http://hdl.handle.net/10400.5/29229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134149315919872