A construção e a revisão dos oráculos nos canais noticiosos RTP3 e CNN Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14076 |
Resumo: | A televisão desenvolveu-se como um importante meio de massas e, para responder às necessidades informativas, surgiram as emissoras especializadas em informação. Inserido numa tendência para valorizar a rapidez produtiva, o jornalismo televisivo implica a cooperação de diversos profissionais. Os oráculos fazem parte de um conjunto de elementos gráficos, frequentes, no atual contexto, nos noticiários televisivos portugueses para atrair e cativar o público. Analisar como se desenvolvem os processos de produção e de revisão dos oráculos nos canais noticiosos RTP3 e CNN Portugal é o objetivo central desta dissertação. Para alcançá-lo, adotou-se uma abordagem qualitativa, através da observação direta nas redações de cada estação, de entrevistas aos profissionais diretamente envolvidos nestes sistemas e, posteriormente, da análise de conteúdo para extrair as informações obtidas na aplicação das técnicas anteriores e de documentos disponibilizados no decorrer da investigação. Os resultados permitiram concluir que a produção de oráculos envolve o trabalho de profissionais com formação em jornalismo, nos dois canais. Se os jornalistas que produzem as peças noticiosas não construírem os respetivos oráculos, a tarefa recai sobre coordenadores, no caso da RTP3, e sobre line producers, função relativamente recente na redação da TVI/CNN Portugal. A falta de tempo na produção e o ritmo frenético no qual chega informação às redações não permitem que a fase de revisão prévia se dê por concluída. Se é ideal que os próprios jornalistas revejam os oráculos que escrevem, na RTP3, cabe ao coordenador revê-los e, na CNN Portugal, o line producer tem essa tarefa específica, seguindo-se preferencialmente a ordem pela qual serão emitidos. Aferiu-se ainda que a produção contínua exige a escrita de oráculos que identifiquem interlocutores, localizem imagens no tempo e no espaço e que apresentem os temas das peças, carentes de atualização ao longo do dia informativo e sujeitos a gralhas, muitas vezes só detetadas pelos profissionais durante a emissão. |
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Para alcançá-lo, adotou-se uma abordagem qualitativa, através da observação direta nas redações de cada estação, de entrevistas aos profissionais diretamente envolvidos nestes sistemas e, posteriormente, da análise de conteúdo para extrair as informações obtidas na aplicação das técnicas anteriores e de documentos disponibilizados no decorrer da investigação. Os resultados permitiram concluir que a produção de oráculos envolve o trabalho de profissionais com formação em jornalismo, nos dois canais. Se os jornalistas que produzem as peças noticiosas não construírem os respetivos oráculos, a tarefa recai sobre coordenadores, no caso da RTP3, e sobre line producers, função relativamente recente na redação da TVI/CNN Portugal. A falta de tempo na produção e o ritmo frenético no qual chega informação às redações não permitem que a fase de revisão prévia se dê por concluída. Se é ideal que os próprios jornalistas revejam os oráculos que escrevem, na RTP3, cabe ao coordenador revê-los e, na CNN Portugal, o line producer tem essa tarefa específica, seguindo-se preferencialmente a ordem pela qual serão emitidos. Aferiu-se ainda que a produção contínua exige a escrita de oráculos que identifiquem interlocutores, localizem imagens no tempo e no espaço e que apresentem os temas das peças, carentes de atualização ao longo do dia informativo e sujeitos a gralhas, muitas vezes só detetadas pelos profissionais durante a emissão.Television developed as an important mass medium and, to respond to a gap in information needs, specialized broadcasters in information emerged. Inserted in a tendency to promote productive speed, television journalism implies the cooperation of different professionals. The oracles are part of a set of graphic elements, currently present in portuguese television news to attract and captivate the public. Analyzing how the processes of production and revision of oracles develop in the news channels RTP3 and CNN Portugal is the central objective of this dissertation. To achieve this, a qualitative approach was adopted, through direct observation in the newsrooms of each station, interviews with professionals directly involved in these systems and, later, content analysis to extract the information obtained in the application of the previous techniques and documents made available during the investigation. The results allowed us to conclude that the production of oracles involves the work of professionals with training in journalism, in both channels. If the journalists who produce the news contents do not build the respective oracles, the task falls to coordinators, in the case of RTP3, and to line producers, a relatively recent function in the newsroom of TVI/CNN Portugal. The lack of time in production and the frantic pace at which information arrives at the newsrooms do not allow the preliminary review phase to be concluded. If it is ideal that journalists themselves review the oracles they write, on RTP3 it is up to the coordinator to review them and, on CNN Portugal, the line producer has this specific task, preferably following the order in which they will be broadcast. It was also verified that continuous production requires the writing of oracles that identify interlocutors, locate images in time and space and that present the themes of the pieces, lacking updates throughout the information day and subject to typos, often detected by professionals during transmission.Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira MarquesuBibliorumJordão, Beatriz Rodrigues2024-01-15T14:56:06Z2023-07-192023-06-112023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14076TID:203462807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:49:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:09.474981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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