A união europeia e a SADC: cooperação e educação. O caso de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Regina d' Oliva Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11760
Resumo: A Cooperação da União Europeia com a África Austral na era pós – colonial tomou, desde logo, importância na consubstanciação dos Tratados instituídos entre as partes que regulamentaram em primeiro lugar as questões económicas e comerciais entre si. Este estudo pretende, para além dessa vertente, observar em particular a importância que a cooperação educativa ocupou nos acordos instituídos e que importância teve para o desenvolvimento quer da África Austral quer particularmente de Angola. Pretende-se apurar em que situação se encontra a região objeto de estudo neste sector, assim como os desenvolvimentos dados a esta questão tanto pelos Estados que constituem a região austral, como pelo incremento dado por parte da União Europeia na consolidação desse objetivo. O período apresentado como universo de análise é o de 1992 – 2002, alargando-se para além dele por via dos programas criados para a sua implementação, como o Programa da Educação Para Todos aprovado em Dakar no ano 2000, com uma meta que levará alguns anos a empreender na sua totalidade a par da resolução das Nações Unidas declarando os anos de 2004 a 2014 como a Década das Nações Unidas sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Em relação a Angola, o longo período de guerra só terminou em 2002 iniciando-se a partir dessa data a reconstrução do país que só com o advento da paz possibilitou uma maior atenção e intervenção dada ao sector da educação, por parte dos auxílios disponibilizados para o efeito em parceria com os financiadores, designadamente a União Europeia; ### ABSTRACT: The European Union Cooperation with Southern Africa in the after - colonial time, took since then importance in the consubsantiation of the Treaties established between the parts, regulating first of all the economic and commercial matters between them. This study intends, besides, to observe particularly the importance that the educational cooperation occupies in the meetings established and the importance they had in the development of Southern Africa, particularly in Angola. It is intended to find out the real situation of the region being studied in this sector, as well as the developments obtained by the States of the Southern Region by the increment supplied by the European Union for the consolidation of the objective. The period presented as analysis, 1992 – 2002, widening beyond it by the programs created for its establishment, as the Program of Education for All, approved in Dakar in the Year 2000 as a target that will take some years to reach in its totality together with the United Nations resolution declaring the years 2004 to 2014 as the United States Decade about the Education for a Sustainable Development. Concerning Angola, the long period of war only ended in 2002, starting then the reconstruction of the country that only the peace made possible. A greater attention to the sector of education was given by the aids available in partnership with the financiers, mainly the European Union.
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