Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elisa de Noronha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Palma, Louise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/138158
Resumo: This article presents itself as a contribution to the reflection on educational processes in con-temporary art museums. To this end, it discusses some contexts and concepts that emerge with demo-cratic movements in the context of museums and with the change in focus of artistic practice - and also curatorial practice - driven by the Educational Turn. The work of Colombian artist Nicolás Paris is also analyzed in the sense of making the understanding about the connections between education and art and the educational processes that may exist in such institutions more complex.
id RCAP_92f2b401e63b3b07edba34d6f3d2853c
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/138158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artísticaThis article presents itself as a contribution to the reflection on educational processes in con-temporary art museums. To this end, it discusses some contexts and concepts that emerge with demo-cratic movements in the context of museums and with the change in focus of artistic practice - and also curatorial practice - driven by the Educational Turn. The work of Colombian artist Nicolás Paris is also analyzed in the sense of making the understanding about the connections between education and art and the educational processes that may exist in such institutions more complex.20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/138158por1517-785810.47456/rf.v1i23.32846Nascimento, Elisa de NoronhaPalma, Louiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:55:44Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/138158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:50:51.640652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
title Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
spellingShingle Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
Nascimento, Elisa de Noronha
title_short Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
title_full Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
title_fullStr Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
title_full_unstemmed Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
title_sort Processos educacionais nos museus de arte contemporânea: da mediação cultural à prática artística
author Nascimento, Elisa de Noronha
author_facet Nascimento, Elisa de Noronha
Palma, Louise
author_role author
author2 Palma, Louise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Elisa de Noronha
Palma, Louise
description This article presents itself as a contribution to the reflection on educational processes in con-temporary art museums. To this end, it discusses some contexts and concepts that emerge with demo-cratic movements in the context of museums and with the change in focus of artistic practice - and also curatorial practice - driven by the Educational Turn. The work of Colombian artist Nicolás Paris is also analyzed in the sense of making the understanding about the connections between education and art and the educational processes that may exist in such institutions more complex.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10216/138158
url https://hdl.handle.net/10216/138158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1517-7858
10.47456/rf.v1i23.32846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135828136427520