Modelo de avaliação do programa comunitário de intervenção precoce da CERCI Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saramago, Ana Rita Carujo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14058
Resumo: A existência de Programas de Intervenção Precoce na Infância (IPI) que respondam às necessidades individuais e respeitem a diversidade, beneficiam todas as crianças e contribuem para lançar os alicerces de uma sociedade inclusiva. A dificuldade da avaliação dos programas de intervenção precoce prende-se essencialmente com a especificidade da intervenção, individualizada - metodologia caso a caso e simultaneamente abrangente - criança, família e comunidade, pela diversidade de profissionais provenientes de diferentes áreas de formação inicial e com diferentes graus de formação em IPI e pela diversidade dos beneficiários e parceiros. Determinado pelo objectivo do trabalho, contribuir para a definição de um modelo de avaliação do Programa Comunitário de Intervenção Precoce (PCIP) e de acordo com a revisão bibliográfica efectuada e com as orientações teóricas encontradas sobre a avaliação de processo em programas de intervenção comunitária, optou-se por um estudo analítico-descritivo, intensivo e cujo modelo analítico foi sendo construindo numa perspectiva qualitativa, ao longo do seu desenvolvimento, no sentido de uma avaliação de processo. Foi assim possível recolher informação sobre as várias dimensões de actuação do PCIP, a CERCI Lisboa, os parceiros formais, os financiadores, os beneficiários e os colaboradores, com vista a atingir o objectivo primeiro deste trabalho, a criação de um modelo de avaliação do PCIP, o que se concretizou na criação de uma Matriz de Avaliação de Processo do PCIP. Pretende-se que este modelo de avaliação do PCIP, na linha da metodologia participativa de projecto seja um modo de permitir adequar e melhorar as práticas no âmbito da Intervenção Precoce do PCIP; ABSTRACT: The existence of Early Childhood Intervention (ECI) Programs that can address the individual needs and respect diversity, benefit all children and contribute to the foundations of an inclusive society. The difficulty of the evaluation of ECI programs is mainly linked with the specificity of the intervention, individualized - a case by case methodology and simultaneously comprehensive - child, family and community, the diversity of professionals from different areas of training and with different degrees in ECI training and the diversity of beneficiaries and partners. Determined by the main goal of this work, contribute to define an evaluation model for PCIP and according to the conducted literature review and with the found theoretical guidelines for process evaluation in community intervention programs, we chose an analytical-descriptive, intensive study, which analytical model was built from a qualitative perspective throughout its development, towards a process evaluation. It was thus possible to collect information on the various dimensions of PCIP’s action, CERCI Lisboa, the formal partners, the funders, the beneficiaries and professionals, to achieve the primary goal of this work, create a model to evaluate PCIP, which has resulted in the creation of a PCIP’s Process Evaluation Matrix. We intend by creating this evaluation model, which is aligned with project participatory methodology, to allow adjusting and improving the ECI practices within PCIP.
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