Fotografia vernacular : do quotidiano da família para a arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Margarida Cardoso de Sá
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28102
Resumo: A fotografia contemporânea vive da analogia entre a prática e a teoria e, é na fotografia vernacular, que esta relação tem o seu exponente. O estudo Fotografia Vernacular: do quotidiano da família para a arte contemporânea pretende investigar de que forma a familia é objecto central da fotografia vernacular e como esta pode encontrar o seu lugar na arte contemporânea. Esta investigação, apoiada no desenvolvimento prático e artístico de um projeto fotográfico, pretende indagar a relação da família com a arte, tendo como ponto de partida a snapshot. Para tal, é analisada a história da fotografia vernacular, atendendo não só aos aspectos teóricos e artísticos, mas também aos sociológicos. Aqui, são indagadas as relações familiares e o impacto que a fotografia tem sobre as mesmas. O álbum, como elemento relíquia e a fotografia como catalisador da memória são pontos curiosos quanto à relação que estabelecemos com a própria imagem e com o carácter temporal da mesma. Neste âmbito erguem-se diferentes perspectivas, sendo destacado o contributo determinante de Geoffrey Batchen, que luta ativamente para integrar a fotografia vernacular no seio da arte. As contribuições artísticas dos fotógrafos Joachim Schmid, Rosângela Rennó e Duarte Amaral Netto, são também referências relevantes nesta dissertação, sendo as suas atuações, cruciais para a atualmente percepção da fotografia vernacular e da dualidade público/privado que a mesma transporta. Como é que algo realizado e pensado na e para a esfera privada, pode tornar-se público? O projecto artístico De ti herdei o nome surge da reflexão e do questionamento desta investigação e visa propor, no contexto da arte, novas formas de ver e utilizar a fotografia vernacular, tendo como ponto de partida a família do autor desta dissertação.
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