Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês Moura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27984
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_93131c78ee031192e9aed205bfa00475
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico que integra as unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. O presente Relatório traduz todo o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio, que teve lugar na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo 2013/14, junto da turma D do 8º ano. O Estágio Pedagógico revela-se uma etapa fundamental no processo de formação de futuros professores, pois permite a aplicação dos conhecimentos científicos adquiridos na formação inicial, potenciando o seu desenvolvimento através da intervenção pedagógica em situação real, num contexto específico – meio escolar. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em três temas principais: a contextualização da prática pedagógica, a análise reflexiva da prática pedagógica e o desenvolvimento do tema/problema. Na contextualização da prática é realizada a caraterização do contexto onde foi desenvolvido o Estágio, a definição das expetativas e fragilidades de desempenho iniciais, bem como o projeto de formação individual. A análise reflexiva sobre a prática pedagógica contempla uma perspetiva reflexiva e crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da prática docente, destacando as aprendizagens realizadas, as dificuldades defrontadas bem comos as estratégias e opções tomadas para fazer frente aos condicionalismos com que nos deparámos. Por fim, o aprofundamento do tema/problema concretiza-se no estudo de mobilização de dois estilos de ensino (estilo de ensino por comando e estilo de ensino recíproco), do Espetro de Estilos de Ensino (Mosston e Ashworth, 1966) e recai sobre a sua influência nas aprendizagens dos alunos. The Traineeship Report is a result of the Pedagogical Training and these integrate the curricular units which form the cycle of studies for the Masters in Teaching Physical Education at Primary and Secondary Levels by the University of Coimbra. It reflects all the work developed throughout the Traineeship, which took place at Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia during the 2013/2014 academic year with Class D of Grade 8. The Pedagogical Training proves a fundamental step in the training process of future teachers since it allows for the application of scientific knowledge acquired during initial training, thus promoting its development through real-life pedagogical intervention in a school-specific context. The Traineeship Report is divided into three main themes: the contextualisation of pedagogical practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the development of the problemtheme. Within the contextualisation of the practice, the following is carried out: the characterisation of the context where the Traineeship took place, the defining of the initial expectations and performance weaknesses as well as the individual training project. The reflective analysis of the pedagogical practice includes a reflective and critical perspective on the work developed within the practice of teaching, highlighting the learning experiences, the difficulties encountered and the strategies and options selected to tackle the constraints which we encountered. Lastly, a deeper analysis of the problem-theme is provided in the mobilization study of two teaching styles (command style of teaching and reciprocal style of teaching), from the Spectrum of Teaching Styles (Mosston & Ashworth, 1966), and focuses on their influence on student learning.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27984http://hdl.handle.net/10316/27984TID:201341298porFerreira, I. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª. Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 8º ano no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Ferreira, Inês Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.576936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
Ferreira, Inês Moura
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
author Ferreira, Inês Moura
author_facet Ferreira, Inês Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Inês Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27984
http://hdl.handle.net/10316/27984
TID:201341298
url http://hdl.handle.net/10316/27984
identifier_str_mv TID:201341298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, I. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª. Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 8º ano no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663399510016