Estratégia e atratividade no setor da construção civil. Uma abordagem ao contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Maria Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1844
Resumo: O setor da Construção Civil e Obras Públicas em Portugal (CCOP) tem sofrido grandes oscilações ao longo dos últimos anos. Essas oscilações têm sido refletidas essencialmente nos principais indicadores do setor através do número de empresas, volume de negócios e número de colaboradores diretos afetos à atividade. Sendo um setor importante para o crescimento económico em função da sua capacidade de fornecer infraestrutura e criar empregos, torna-se imperativo que as empresas adotem ferramentas de análise e controlo da estratégia a fim de sobreviverem e se manterem competitivas. As organizações não existem num vazio e impõe-se a análise e a interpretação do seu ambiente ou contexto, a fim de identificar as tendências relevantes que aí predominem. O ambiente externo (geral e competitivo) é constituído por todas as influências externas com impacto nas decisões da organização e no seu desempenho, mas o ambiente interno também condiciona as estratégias a adotar. A avaliação das alternativas estratégicas geradas vai permitir tomar as grandes decisões (estratégica genérica, produtos e mercados, opções de crescimento e desenvolvimento), mas os esforços para transformar as intenções em ações surgem na fase de implementação da estratégia, fase mais difícil de todo o processo estratégico, dado que está intimamente ligada à mudança organizacional. A presente investigação foi desenvolvida com recurso a entrevistas semiestruturadas feitas a quatro responsáveis de empresas no Setor de Construção Civil em Portugal e teve como objetivo compreender se os responsáveis estão familiarizados com conceitos básicos de gestão e de gestão estratégica e se os aplicam no seu negócio. Visou, ainda, perceber quais as estratégias adotadas pelas empresas para continuarem com sucesso no mercado. Como principais resultados, os entrevistados consideram que o fator que mais influência a rivalidade na indústria é o número de concorrentes. Na sua maioria utilizam como estratégia genérica a liderança por custos. Ao longo do seu percurso optaram pela internacionalização para fazer face à dimensão do mercado interno e à crise económico-financeira de 2008. No processo de internacionalização destacaram a legislação (entre os diversos países) como principal dificuldade. Para avaliação e controlo da estratégia, utilizam ferramentas quantitativas (contabilidade analítica e rácios económico-financeiros) e o Balanced Scorecard como sistema de gestão.
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