Asma na adolescência: avaliação da qualidade de vida e dos principais fatores de risco
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
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Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-51732022000500452 |
Resumo: | Resumo Introdução: A asma é uma doença heterogénea, com uma prevalência estimada de 9% nos adolescentes. Os adolescentes asmáticos, para além de lidarem com os sintomas físicos, podem também debater-se com problemas sociais e emocionais, devido à incapacidade de acompanhar os seus pares em ambientes onde possam existir fatores desencadeantes da doença. Objetivo: Avaliar a perceção da qualidade de vida (QoL) em adolescentes asmáticos seguidos em consulta de alergologia pediátrica num hospital de nível II. Método: Estudo transversal, englobando doentes asmáticos entre os 10 e os 17 anos, observados em consulta de alergologia pediátrica. Foi feita a caracterização da doença e pesquisados fatores de risco e comorbilidades associadas. Posteriormente aplicou-se o Questionário de Qualidade de Vida na Asma Pediátrica (PAQLQ). Resultados: Foram avaliados 41 adolescentes, 68,3% do sexo masculino, com idade média de 13,1±2,0 anos. Nenhum doente apresentava asma grave e 13 (31,7%) tinham asma moderada. A asma não estava controlada em 11 (26,8%) doentes e 33 (80,5%) apresentavam provas de função respiratória (PFR) normais. Os adolescentes com asma controlada apresentaram maior pontuação em todos os domínios do questionário, sendo a diferença estatisticamente significativa (p<0,05). A gravidade da asma e a presença de alterações na PFR relacionaram-se com pior pontuação total do PAQLQ e nos domínios «sintomas» e «emocional» (p<0,05). Relativamente aos fatores de risco, o valor do FeNO e a obesidade, para o domínio «sintomas», e a ansiedade, para os domínios «emocional» e «sintomas», relacionaram-se com um agravamento estatisticamente significativo (p<0,05) da QoL. Conclusões: A QoL está diretamente relacionada com o nível de controlo e gravidade da asma. O uso de um questionário em português, que permite avaliar a QoL, pode ser uma ferramenta útil, quer no incentivo dos adolescentes ao cumprimento da terapêutica quer na orientação do profissional de saúde sobre o seu trabalho. |
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