Entre o romance e a educação histórica local: uma análise da obra Cassacos, de Cordeiro de Andrade, como instrumento educativo nas aulas de história local do ensino médio, para compreensão da cultura sobralense nas duas primeiras décadas do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, António Carlos Aguiar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4793
Resumo: É proposta deste trabalho analisar a cultura sobralense nas duas primeiras décadas do século XX, a partir da análise da obra Cassacos de Cordeiro de Andrade, considerando-a como narrativa histórica. Essa proposição almeja servir de sugestão como instrumento educativo nas aulas de História Local do Ensino Médio. O percurso teórico da pesquisa, que se apresenta como estudo qualitativo de conteúdo, com análise histórica analítico-descritiva, está dividido em A Terra, que diligencia demonstrar a importância de estudar história local a partir da narrativa histórica, compreendendo a relação do espaço/tempo, identidade/memória como pressuposto para formação cidadã dos discentes, além de traçar uma leitura de Sobral, desde sua fundação até o ano de 1920, percebendo sua formação urbana a partir do cruzamento analítico das literaturas oficiais com a obra Cassacos. Um projeto de romanização da Igreja católica será identificado, e, por ilação, alvitramos a desconstrução e o lançamento de um novo olhar sobre a história de Sobral no período diocesano. Em O Homem, procuramos destacar as contradições existentes na biografia oficial de Cordeiro de Andrade, discutir suas atitudes políticas e compreendê-lo como agente social. Em A luta, percebemos, por meio das obras literárias e dos jornais que editava, que Cordeiro-criador confundese com Cordeiro-criatura.
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