Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio Batista da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94093
https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280
Resumo: Este artigo discute trajetórias de estudantes negros no ensino superior/pós-graduação na sociedade brasileira. Este trabalho é derivado de tese de doutorado em Psicologia Social defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, à luz da teoria das relações étnico-raciais e desigualdades educacionais de autores contemporâneos. No campo metodológico utilizamos a hermenêutica de profundidade, proposta por J. B. Thompson (2011). As análises dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão sobre o tema das relações étnico-raciais, políticas públicas, família e educação. Apreendemos que uma educação antirracista é um debate necessário nas sociedades contemporâneas, principalmente no âmbito da educação.
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spelling Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na Pós-GraduaçãoEthnic-racial discourses about access and permanence in graduate schoolDiscours ethniques et raciaux sur l’accès et la permanence à l’école supérieureDiscursos étnico-raciales sobre el acceso y la permanencia en la escuela de posgradoUniversidadeNegros/asDesigualdades educacionaisRacismoTrajetóriaUniversityBlack peopleEducational inequalitiesRacismTrajectoriesUniversitéNoirsInégalités éducativesRacismeTrajectoiresEste artigo discute trajetórias de estudantes negros no ensino superior/pós-graduação na sociedade brasileira. Este trabalho é derivado de tese de doutorado em Psicologia Social defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, à luz da teoria das relações étnico-raciais e desigualdades educacionais de autores contemporâneos. No campo metodológico utilizamos a hermenêutica de profundidade, proposta por J. B. Thompson (2011). As análises dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão sobre o tema das relações étnico-raciais, políticas públicas, família e educação. Apreendemos que uma educação antirracista é um debate necessário nas sociedades contemporâneas, principalmente no âmbito da educação.This article discusses the trajectories of black students in higher education / postgraduate studies in Brazilian society. This article is derived from a doctoral thesis in Social Psychology defended at the Pontifical Catholic University of São Paulo, in the light of the theory of ethnic-racial relations and educational inequalities of contemporary authors. In the methodological field, we use depth hermeneutics, proposed by J. B. Thompson (2011). The analysis of the reports enables reflections that offer elements that broaden the discussion on the theme of ethnic-racial relations, public policies, family and education. We understand that anti-racist education is a necessary debate in contemporary societies, especially in the field of education.Cet article traite des trajectoires des étudiants noirs dans l'enseignement supérieur/études supérieures dans la société brésilienne. Cet article est issu d'une thèse de doctorat en Psychologie sociale défendue à l'Université Pontificale Catholique du São Paulo, à la lumière de la théorie des relations ethniques et raciales et des inégalités éducatives des auteurs contemporains. Dans le domaine méthodologique, nous avons utilisé l'herméneutique de profondeur, proposée par J. B. Thompson (2011). L'analyse des rapports permet des réflexions qui offrent des éléments qui élargissent la discussion sur le thème des relations ethniques et raciales, des politiques publiques, de la famille et de l'éducation. Nous comprenons que l'éducation antiraciste est un débat nécessaire dans les sociétés contemporaines, en particulier dans le domaine de l'éducation.Este artículo analiza las trayectorias de los estudiantes negros en la educación superior / estudios de posgrado en la sociedad brasileña. Este artículo se deriva de una tesis doctoral en Psicología Social defendida en la Pontifícia Universidad Católica de São Paulo, a la luz de la teoría de las relaciones étnico-raciales y las desigualdades educativas de los autores contemporáneos. En el campo metodológico, utilizamos la hermenéutica profunda, propuesta por J. B. Thompson (2011). El análisis de los informes permite reflexiones que ofrecen elementos que amplían la discusión sobre el tema de las relaciones étnico-raciales, políticas públicas, familia y educación. Entendemos que la educación antirracista es un debate necesario en las sociedades contemporáneas, especialmente en el campo de la educación.UNIFESSPA2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/94093http://hdl.handle.net/10316/94093https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280por2674-7758https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280Silva, Marcos Antonio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T07:36:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:54.399690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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