Movimentação manual de cargas: impacto nos acidentes de trabalho e doenças profissionais em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Inês Alexandra Cândido
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6501
Resumo: Dissertação de Mestrado em Segurança e Higiene do Trabalho
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spelling Movimentação manual de cargas: impacto nos acidentes de trabalho e doenças profissionais em PortugalMSHTDissertação de Mestrado em Segurança e Higiene do TrabalhoO presente estudo pretende averiguar quais os acidentes de trabalho e doenças profissionais mais comuns que decorrem da movimentação manual de cargas em Portugal e, consequentemente, o seu impacto nas indústrias classificadas de acordo com a Classificação das Actividades Económicas segundo as revisão 2.1 e 3, na última década. Para tal, inicialmente foi necessário enquadrar bibliograficamente a temática sobre a movimentação manual de cargas, especificando quais os riscos associados à tarefa em questão, bem como os respectivos factores de risco associados à carga, às características individuais do trabalhador e ao ambiente de trabalho e, ainda, as principais indústrias de risco e os acidentes de trabalho documentados. Seguidamente, foi feito um levantamento de dados estatísticos através das Colecções Estatísticas – Acidentes de Trabalho, do Gabinete de Estratégia e Planeamento. Primeiramente fez-se um levantamento dos acidentes de trabalho segundo a variável “actividade física específica”, de onde foi extraído o valor referente ao total de acidentes de trabalho ocorridos por “Transporte Manual”, sendo depois calculada a respectiva Taxa de Incidência anual. Em seguida, foi necessário extrair o total de acidentes de trabalho segundo outras variáveis de acordo com o documentado na revisão bibliográfica, segundo a natureza da lesão “Deslocações, entorses e distensões”, por contacto “Entalão, esmagamento, etc.”, e segundo a parte do corpo atingida “Extremidades Superiores” e “Costas incluindo espinha e vértebras das costas”, tendo sido para cada uma delas calculadas as Taxas de Incidência anuais e posteriormente cada uma individualmente comparada com a Taxa de Incidência por Transporte Manual para determinar se existem relações directas entre as evoluções das variáveis em estudo. Para as Doenças Profissionais foi feito também um levantamento da evolução do número de certificações de doenças profissionais, para que se pudesse deduzir as doenças que estão associadas à movimentação manual de cargas, o que acabou por não se verificar. Por fim, através do cruzamento dos dados obtidos, foram determinadas quais as variáveis que estão directamente relacionadas entre si e foram também determinadas as indústrias e os postos de trabalho mais afectados.This study aims to determine which accidents at work and occupational diseases arising from the manual handling of loads are more common in Portugal and hence its impact on industries classified according to the Classification of Economic Activities in accordance with the revisions 2.1 and 3, in last decade. For this purpose, it was necessary to initially fit the thematic bibliographically on the manual handling of loads, specifying which risks are associated with the task in question, as well as their risk factors associated with loading, individual characteristics of the worker and the work environment and, still, the main industries of risk and accidents documented. Next, a survey of statistical data was done through the Collections Statistics - Accidents at Work, of the Office of Strategy and Planning. First we carried out a survey of industrial accidents according to the variable "specific physical activity", from where the value for the total of accidents occurring in "Transportation Handbook" was extracted, and then its Annual Incidence was calculated. Then it was necessary to extract the total of accidents according to other variables according to documented in the literature review, depending on the nature of the injury " Travel, sprains and strains ," by contact "Entrapment , crushing, etc." , and second the injured body part " Upper Extremity" and "Coasts including spine and vertebrae of the back ," having been calculated the annual incidence rates of each one individually and then compared with the incidence rate for Transport Manual to determine if there were direct links between the evolution of the variables under study . For Occupational Diseases a survey of the evolution of the number of certifications for occupational diseases was also made, so that the diseases that are associated with manual handling could be deducted, which turned out to be otherwise. Finally, through the intersection of the data obtained the variables directly related to each other were determined and the same for the industries and jobs most affected.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisDidelet, FilipeRepositório ComumMonteiro, Inês Alexandra Cândido2014-06-18T16:12:13Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6501TID:201662361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:47.539076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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