Les adolescentes et leur téléphone portable, un lien privilégié: Etude qualitative à partir d’observations cliniques effectuées auprès d’adolescentes souffrant de troubles du comportement alimentaire et accueillies au sein d’un hôpital de soins de suite et de réadaptation.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | fra |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6874 |
Resumo: | O objeto principal desta pesquisa é a analise do uso do telemóvel nos adolescentes dos 16 aos 18 anos de idade. Durante a adolescência, o desafio principal é o processo de separação-individuação que permite aos jovens de autonomizar-se em relação aos pais e empenhar-se em novas relações de afeção com os pares. O que vai ser decisivo nesta altura depende das primeiras relações de afeição construídas durante a pequena infância com as primeiras figuras de apego. Desde alguns anos, um novo objeto faz parte integrante do dia-dia do adolescente, o telemóvel. Esta ferramenta de comunicação adquiriu uma amplitude considerável nos adolescentes e tornou-se quase um objeto incontornável, muitas vezes oferecido quando eles entram em primário. Nos perguntamos de qual maneira este objeto poderia ter um impacto sobre as ligações de apego dos adolescentes. Como modifica as relações com os pais, como influencia a instalação de novas ligações com os pares. Para isso, nos interessamos à representação deste objeto para os adolescentes e ao seu uso. Nos damos conta que a simbólica do telemóvel ultrapassava claramente a sua função primeira de ferramenta de comunicação. Este objeto tornou-se quase o símbolo da adolescência, modifica os seus comportamentos de comunicação com os outros e assim influencia o processo de identidade em jogo durante a adolescência . |
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Les adolescentes et leur téléphone portable, un lien privilégié: Etude qualitative à partir d’observations cliniques effectuées auprès d’adolescentes souffrant de troubles du comportement alimentaire et accueillies au sein d’un hôpital de soins de suite et de réadaptation.Sistema de apegoSistema exploratórioAdolescênciaTelemóvelSystème attachementSystème exploratoireAdolescenceTéléphone portable.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO objeto principal desta pesquisa é a analise do uso do telemóvel nos adolescentes dos 16 aos 18 anos de idade. Durante a adolescência, o desafio principal é o processo de separação-individuação que permite aos jovens de autonomizar-se em relação aos pais e empenhar-se em novas relações de afeção com os pares. O que vai ser decisivo nesta altura depende das primeiras relações de afeição construídas durante a pequena infância com as primeiras figuras de apego. Desde alguns anos, um novo objeto faz parte integrante do dia-dia do adolescente, o telemóvel. Esta ferramenta de comunicação adquiriu uma amplitude considerável nos adolescentes e tornou-se quase um objeto incontornável, muitas vezes oferecido quando eles entram em primário. Nos perguntamos de qual maneira este objeto poderia ter um impacto sobre as ligações de apego dos adolescentes. Como modifica as relações com os pais, como influencia a instalação de novas ligações com os pares. Para isso, nos interessamos à representação deste objeto para os adolescentes e ao seu uso. Nos damos conta que a simbólica do telemóvel ultrapassava claramente a sua função primeira de ferramenta de comunicação. Este objeto tornou-se quase o símbolo da adolescência, modifica os seus comportamentos de comunicação com os outros e assim influencia o processo de identidade em jogo durante a adolescência .The main topic of this research is the analysis of the mobile phone by the teenagers from 16 to 18 years old. In adolescence, the main issue is the process of “separation-individuation”, which allows young people to become autonomous towards parents and to engage themselves in new relationships of attachment with their pairs. What is going to be played at this moment depends on the first attachment relationships built in early childhood with the first figures of attachment. Since many years, a new object constitutes an integral part of the adolescent's daily life: the mobile phone. This communication tool has grown considerably with teenagers and had becoming almost an unavoidable object, often offered by the parents at the time of the acceptance to the college. We were wondering to what extent this object could have an impact on the attachment privileges of adolescents. How it alters links to their parents, how it influences the establishment of new privileges to pairs. Based on those questions, we are interested in learning more about what this object represents for teens and how they use it. We realized that the symbolic of the mobile phone exceeded its primary function as a communication tool. This object has become almost the symbol of adolescence, modifies the behavior of communication with others and thus influences the identity process in adolescence.L’objet principal de cette recherche est l’analyse de l’utilisation du téléphone portable par des adolescentes de 16 à 18 ans. A l’adolescence, l’enjeu principal est le processus de séparation-individuation qui permet aux jeunes de s’autonomiser vis-à-vis des parents et de s’investir dans de nouvelles relations d’attachement avec leurs pairs. Ce qui va se jouer à ce moment-là dépend des premières relations d’attachement construites dans la toute petite enfance avec les premières figures d’attachement. Depuis plusieurs années, un nouvel objet fait partie intégrante du quotidien de l’adolescent, le téléphone portable. Cet outil de communication a pris une ampleur considérable auprès des adolescents et est devenu presque un objet incontournable, souvent offert par les parents au moment du passage au collège. Nous nous sommes demandé en quoi cet objet pouvait avoir un impact sur les liens d’attachement des adolescents. Comment il modifie les liens à leurs parents, comment il influence la mise en place de nouveaux liens aux pairs. Pour cela, nous nous sommes intéressées à la représentation de cet objet pour les adolescents et à l’utilisation qu’ils en font. Nous avons pu nous rendre compte que la symbolique du téléphone portable dépassait largement sa fonction première d’outil de communication. Cet objet est devenu presque le symbole de l’adolescence, modifie leurs comportements de communication avec les autres et ainsi influence le processus identitaire en jeu à l’adolescence.Matos, MartaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaHillion, Louise Chevalier2018-08-03T10:24:52Z2018-07-19T00:00:00Z2018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6874frametadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:46.716537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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