Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jorge Miguel de Moura
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9924
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo, é imperativo que as empresas apostem, cada vez mais, na optimização dos seus processos. Esta optimização reflecte-se no aumento da flexibilidade e rapidez com que as empresas conseguem dar resposta às necessidades dos seus mercados. A filosofia Lean é então umas das peças chave neste cenário, focando-se no aumento do valor e na eliminação de desperdícios, envolvendo as empresas numa cultura de melhoria contínua. O principal objectivo deste trabalho centrou-se na optimização dos processos internos, bem como das instalações e recursos, da empresa RM consulting. A primeira parte deste trabalho passou por uma pesquisa bibliográfica acerca da filosofia Lean, mais propriamente, sobre a sua aplicação em empresas de serviços, e de como estas aplicaram as diversas ferramentas nos seus diferentes ambientes. A utilização e aplicação das diversas ferramentas Lean – 5S’s, Gestão Visual, VSM, Normalização do trabalho, EmpoweRMent, entre outras – foi a solução encontrada para a redução de tempos de processamento dos diferentes processos, equipamentos e recursos, bem como para o aumento do valor acrescentado dos mesmos.
id RCAP_934efd261404cd2408e8d0e55dd98151
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviçosGestão industrialGestão da qualidadeGestão organizacionalNum mercado cada vez mais competitivo, é imperativo que as empresas apostem, cada vez mais, na optimização dos seus processos. Esta optimização reflecte-se no aumento da flexibilidade e rapidez com que as empresas conseguem dar resposta às necessidades dos seus mercados. A filosofia Lean é então umas das peças chave neste cenário, focando-se no aumento do valor e na eliminação de desperdícios, envolvendo as empresas numa cultura de melhoria contínua. O principal objectivo deste trabalho centrou-se na optimização dos processos internos, bem como das instalações e recursos, da empresa RM consulting. A primeira parte deste trabalho passou por uma pesquisa bibliográfica acerca da filosofia Lean, mais propriamente, sobre a sua aplicação em empresas de serviços, e de como estas aplicaram as diversas ferramentas nos seus diferentes ambientes. A utilização e aplicação das diversas ferramentas Lean – 5S’s, Gestão Visual, VSM, Normalização do trabalho, EmpoweRMent, entre outras – foi a solução encontrada para a redução de tempos de processamento dos diferentes processos, equipamentos e recursos, bem como para o aumento do valor acrescentado dos mesmos.In an increasingly competitive market, it is imperative for companies to engage in increasingly and optimizing their processes. This optimization is reflected in increased flexibility and speed, with which companies can meet the needs of their markets. The Lean philosophy is one of the key piece in this scenario, focusing on increasing value and eliminating waste, involving companies in a culture of continuous improvement. The main objective of this work focused on the optimization of internal processes, facilities and resources, in the company RM consulting. The first part of this work was about a bibliographic research on the Lean philosophy, more precisely, on its implementation in service companies. This research aimed above all the case studies as well as the Lean tools applied in each. The use and application of several tools - 5S's, Visual, VSM, Standardized work, EmpoweRMent, among others – it was the solution for the reduction of processing times, in different processes, equipment and resources, as well as increasing the value added at the sameUniversidade de Aveiro2013-03-19T12:44:49Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9924porCarvalho, Jorge Miguel de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:14Zoai:ria.ua.pt:10773/9924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:39.065058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
title Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
spellingShingle Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
Carvalho, Jorge Miguel de Moura
Gestão industrial
Gestão da qualidade
Gestão organizacional
title_short Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
title_full Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
title_fullStr Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
title_full_unstemmed Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
title_sort Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
author Carvalho, Jorge Miguel de Moura
author_facet Carvalho, Jorge Miguel de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jorge Miguel de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão industrial
Gestão da qualidade
Gestão organizacional
topic Gestão industrial
Gestão da qualidade
Gestão organizacional
description Num mercado cada vez mais competitivo, é imperativo que as empresas apostem, cada vez mais, na optimização dos seus processos. Esta optimização reflecte-se no aumento da flexibilidade e rapidez com que as empresas conseguem dar resposta às necessidades dos seus mercados. A filosofia Lean é então umas das peças chave neste cenário, focando-se no aumento do valor e na eliminação de desperdícios, envolvendo as empresas numa cultura de melhoria contínua. O principal objectivo deste trabalho centrou-se na optimização dos processos internos, bem como das instalações e recursos, da empresa RM consulting. A primeira parte deste trabalho passou por uma pesquisa bibliográfica acerca da filosofia Lean, mais propriamente, sobre a sua aplicação em empresas de serviços, e de como estas aplicaram as diversas ferramentas nos seus diferentes ambientes. A utilização e aplicação das diversas ferramentas Lean – 5S’s, Gestão Visual, VSM, Normalização do trabalho, EmpoweRMent, entre outras – foi a solução encontrada para a redução de tempos de processamento dos diferentes processos, equipamentos e recursos, bem como para o aumento do valor acrescentado dos mesmos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-19T12:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9924
url http://hdl.handle.net/10773/9924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137518253244416