Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa. |
id |
RCAP_934fbcd1fa316eec332e6811f3346688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literaturaLearning in research projects during nursing undergraduate degree: Integrative literature reviewStudents; Nursing; Research; Learning.Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem.Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.Introduction: The development of research and the evidence-based practice paradigm pose a challenge for the education of future health professionals, who are required to have search skills, and be able to appraise and correctly use research results in clinical practice. Objectives: To identify what nursing students learn from being involved in research projects during their undergraduate degree. Methods: This integrative literature review was carried out according to a protocol, defining the eligibility criteria for primary studies, obtained from EBSCO, JBI and Scopus search engines. Results: Students can be involved in all phases of the research process, contributing to their satisfaction with learning, with positive impact on motivation, reflection and integration of knowledge, development of communication skills, scientific writing, time management and critical judgment. Involving these students also benefits the research process. Conclusions: Students’ involvement in research projects contributes to a range of learning opportunities. Our results suggest that classroom education on research should be associated with other strategies for the development of research knowledge, skills and attitudes.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 293-304New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 293-304New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 293-3042184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165/163Loura, DavidBernardes, RafaelBaixinho, Cristina LavaredaRafael, HelgaFélix, IsaGuerreiro, Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:29Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:00.482594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura Learning in research projects during nursing undergraduate degree: Integrative literature review |
title |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura Loura, David Students; Nursing; Research; Learning. Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem. |
title_short |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura |
title_full |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura |
author |
Loura, David |
author_facet |
Loura, David Bernardes, Rafael Baixinho, Cristina Lavareda Rafael, Helga Félix, Isa Guerreiro, Mara |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Rafael Baixinho, Cristina Lavareda Rafael, Helga Félix, Isa Guerreiro, Mara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loura, David Bernardes, Rafael Baixinho, Cristina Lavareda Rafael, Helga Félix, Isa Guerreiro, Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Students; Nursing; Research; Learning. Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem. |
topic |
Students; Nursing; Research; Learning. Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem. |
description |
Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304 https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165/163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 293-304 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 293-304 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 293-304 2184-7770 10.36367/ntqr.3.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347100700672 |