A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sónia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Correia, Joana Duarte, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13364
Resumo: Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.
id RCAP_935a1b758418dbee518d81c544d69404
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em PortugalThe importance of teaching and learning in a prison environment and the emergence of digital education in a female prison in PortugalEducação a distânciaTecnologias digitaisPresídiosInclusão digitalEducationFormationPrisonsDigital technologiesInclusionNa atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.Today the use and appropriation of Information and Communication Technologies (ICT), allow the creation of new spaces and times of social, educational and cultural life. This new era of knowledge, of digital transition, taken in the form of a network and fed by ICT, opens up diff erent possibilities for the understanding of concepts such as inclusion, cultural and social capital. In this scenario, it is important to think about the situation of persons deprived of their liberty, serving sentences in prisons. This study seeks to explore the perception of the actors present in prison environment regarding the formative processes for future social reintegration, as well as for non-recurrence. To this end, board members, senior rehabilitation workers, teachers, prison guards and female prisoners in Portugal were interviewed. The results show the importance of investing in digital education, but also reveal the weaknesses, limitations and diff erent views of the actors involved in the process.Repositório AbertoMachado, SóniaCorreia, Joana DuarteMoreira, J. António2023-02-10T12:21:55Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13364porMACHADO, Sónia, CORREIA, Joana, & MOREIRA, J. António (2019). A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal. TICs & EaD em Foco. São Luís, 5 (2), 4-22, out./dez. 20192447-5726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.692667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
The importance of teaching and learning in a prison environment and the emergence of digital education in a female prison in Portugal
title A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
spellingShingle A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
Machado, Sónia
Educação a distância
Tecnologias digitais
Presídios
Inclusão digital
Education
Formation
Prisons
Digital technologies
Inclusion
title_short A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
title_full A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
title_fullStr A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
title_full_unstemmed A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
title_sort A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
author Machado, Sónia
author_facet Machado, Sónia
Correia, Joana Duarte
Moreira, J. António
author_role author
author2 Correia, Joana Duarte
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sónia
Correia, Joana Duarte
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Tecnologias digitais
Presídios
Inclusão digital
Education
Formation
Prisons
Digital technologies
Inclusion
topic Educação a distância
Tecnologias digitais
Presídios
Inclusão digital
Education
Formation
Prisons
Digital technologies
Inclusion
description Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2023-02-10T12:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13364
url http://hdl.handle.net/10400.2/13364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MACHADO, Sónia, CORREIA, Joana, & MOREIRA, J. António (2019). A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal. TICs & EaD em Foco. São Luís, 5 (2), 4-22, out./dez. 2019
2447-5726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116702777344