Aquisição de marcas : gestão e comunicação : estudo de caso : Marriott International e Starwood Hotels & Resorts
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27643 |
Resumo: | A indústria hoteleira é um dos maiores segmentos da indústria de serviços e é um setor que se encontra em constante mudança e crescimento. Os consumidores desta indústria têm se tornado mais sofisticados e têm surgido novos segmentos de mercado, o que gera um aumento significativo da competitividade, para as empresas que conseguem acompanhar as novas tendências. Aquisição de marcas corporativas é uma estratégia comum para as empresas deste setor que procuram crescimento económico e criar valor junto dos seus públicos interno e externo. As empresas que se encontram envolvidas num processo de aquisição de marcas, devem ter em consideração que uma eficaz gestão da comunicação interna, é critica para o sucesso deste processo. Este estudo propõe um modelo para a comunicação interna num processo de aquisição, na indústria hoteleira, baseado na literatura e, em particular, nos modelos de Elving (2005) e de Men (2015). De forma a testar o modelo proposto, foi efetuado um estudo de caso acerca do recente processo de aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela Marriott International, utilizando o Sheraton Porto Hotel & Spa como objeto de estudo. Foram recolhidos 131 questionários online, realizadas sete entrevistas semiestruturadas a diretores de departamentos do hotel e ainda uma entrevista, também semiestruturada, à diretora geral do Hotel. O modelo em estudo permitiu-nos concluir que, para uma organização que esteja envolvida num processo de aquisição, é fundamental garantir que os seus colaboradores se sintam bem informados, sem dúvidas que possam gerar receios, assim como usar a comunicação para criar uma boa relação entre o colaborador e a organização, de modo a que o mesmo demonstre disponibilidade para participar ativamente na gestão e implementação do processo de aquisição. |
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Aquisição de marcas : gestão e comunicação : estudo de caso : Marriott International e Starwood Hotels & ResortsIndústria hoteleiraFusões e aquisiçõesComunicação internaEstudo de casoStarwood Hotels & ResortsMarriott InternationalSheraton Porto Hotel & SpaHotel industryMergers and acquisitionsInternal communicationCase studyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA indústria hoteleira é um dos maiores segmentos da indústria de serviços e é um setor que se encontra em constante mudança e crescimento. Os consumidores desta indústria têm se tornado mais sofisticados e têm surgido novos segmentos de mercado, o que gera um aumento significativo da competitividade, para as empresas que conseguem acompanhar as novas tendências. Aquisição de marcas corporativas é uma estratégia comum para as empresas deste setor que procuram crescimento económico e criar valor junto dos seus públicos interno e externo. As empresas que se encontram envolvidas num processo de aquisição de marcas, devem ter em consideração que uma eficaz gestão da comunicação interna, é critica para o sucesso deste processo. Este estudo propõe um modelo para a comunicação interna num processo de aquisição, na indústria hoteleira, baseado na literatura e, em particular, nos modelos de Elving (2005) e de Men (2015). De forma a testar o modelo proposto, foi efetuado um estudo de caso acerca do recente processo de aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela Marriott International, utilizando o Sheraton Porto Hotel & Spa como objeto de estudo. Foram recolhidos 131 questionários online, realizadas sete entrevistas semiestruturadas a diretores de departamentos do hotel e ainda uma entrevista, também semiestruturada, à diretora geral do Hotel. O modelo em estudo permitiu-nos concluir que, para uma organização que esteja envolvida num processo de aquisição, é fundamental garantir que os seus colaboradores se sintam bem informados, sem dúvidas que possam gerar receios, assim como usar a comunicação para criar uma boa relação entre o colaborador e a organização, de modo a que o mesmo demonstre disponibilidade para participar ativamente na gestão e implementação do processo de aquisição.The hotel industry is one of the largest segments in the service industry and it is a sector in constant change and growth. Consumers of this industry are becoming more sophisticated and new market segments have been arising which generates a significant increase in competitiveness for companies that are able to accompany new trends. The acquisition of corporate brands is a common strategy for the companies in this sector that are looking for economic growth and to create value for their internal and external customers. Companies involved in a process of brand acquisition in the hotel industry, should recognize that effective management of internal communication is critical for the success of this process. The present study proposes a model for the development of the internal communication during an acquisition process, based on the literature review. In order to apply the model proposed, a case study was developed. In particular, this research analyzed the case of the recent acquisition of Starwood Hotels and Resorts by Marriott International, using Sheraton Porto Hotel & Spa as the object of study. 131 online questionnaires, seven semi structured interviews to hotel department directors and one to the general manager of the hotel were made. The research model allowed us to conclude that, for a company involved in an acquisition process, it is crucial to assure that the hotel’s employees are well informed, and have no doubts that may cause uncertainty feelings. Moreover, it is critical to use internal communication to build a good relationship between the employee and the organization, so that the employees show willingness to actively participate in the management and implementation of the acquisition process.Machado, Joana Pinto Leite CésarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTenente, Rita Almeida Coimbra2019-05-14T08:44:23Z2018-07-1720182018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27643TID:202102203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:05.458537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A indústria hoteleira é um dos maiores segmentos da indústria de serviços e é um setor que se encontra em constante mudança e crescimento. Os consumidores desta indústria têm se tornado mais sofisticados e têm surgido novos segmentos de mercado, o que gera um aumento significativo da competitividade, para as empresas que conseguem acompanhar as novas tendências. Aquisição de marcas corporativas é uma estratégia comum para as empresas deste setor que procuram crescimento económico e criar valor junto dos seus públicos interno e externo. As empresas que se encontram envolvidas num processo de aquisição de marcas, devem ter em consideração que uma eficaz gestão da comunicação interna, é critica para o sucesso deste processo. Este estudo propõe um modelo para a comunicação interna num processo de aquisição, na indústria hoteleira, baseado na literatura e, em particular, nos modelos de Elving (2005) e de Men (2015). De forma a testar o modelo proposto, foi efetuado um estudo de caso acerca do recente processo de aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela Marriott International, utilizando o Sheraton Porto Hotel & Spa como objeto de estudo. Foram recolhidos 131 questionários online, realizadas sete entrevistas semiestruturadas a diretores de departamentos do hotel e ainda uma entrevista, também semiestruturada, à diretora geral do Hotel. O modelo em estudo permitiu-nos concluir que, para uma organização que esteja envolvida num processo de aquisição, é fundamental garantir que os seus colaboradores se sintam bem informados, sem dúvidas que possam gerar receios, assim como usar a comunicação para criar uma boa relação entre o colaborador e a organização, de modo a que o mesmo demonstre disponibilidade para participar ativamente na gestão e implementação do processo de aquisição. |
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