O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Sílvia Vinagre da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43840
Resumo: O presente Relatório pretende explicitar o percurso de aprendizagem desenvolvido, sustentado na melhor evidência científica disponível, no referencial teórico de enfermagem, no enquadramento profissional do exercício de enfermagem e na análise crítica e reflexiva da prática clínica ao longo do Estágio, que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP), definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A problemática central deste trabalho é a dificuldade da criança em idade escolar com Disfunção Miccional Neurogénica (DMN) na autogestão da sua condição. A DMN sintetiza todos os tipos de alteração do funcionamento do trato urinário inferior, com origem no sistema nervoso central e/ou periférico. A preocupação com este fenómeno decorre da experiência clínica com crianças com DMN e suas famílias que vivenciam processos de transição associados à sua condição. A criança com DMN necessita de cuidados específicos, normalmente prestados pelos pais até à idade escolar, situação que pode gerar transtorno na família e sentimentos de inferioridade e vergonha na criança, por exemplo, pelo uso de fralda, uma vez que o controlo da eliminação urinária é uma competência que se desenvolve, normalmente, no período pré-escolar, já sendo expectável nesta idade esse autocontrolo por parte da criança. Deste modo, cabe ao EESIP, facilitar o desenvolvimento de competências de autogestão da sua condição à criança escolar, capacitando-a para a conquista da sua autonomia e independência, fundamentais para o seu desenvolvimento e maximização da sua saúde. Decorrente do aprofundamento deste fenómeno, na procura constante de novas formas de cuidar, construiu-se uma proposta de Programa de promoção da competência de autogestão à criança escolar com DMN, cuja implementação será uma oportunidade de dinamização na área da melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Estruturalmente, o relatório é constituído pelo enquadramento conceptual, a metodologia, o percurso de Estágio e aprendizagens significativas para o desenvolvimento de competências de EE, a proposta de Programa, considerações finais e perspetivas futuras.
id RCAP_936369e70c7035820674c8de42767a64
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénicaEnfermagem pediátricaCriançaBexiga urinaria neurogênicaAutogestãoO presente Relatório pretende explicitar o percurso de aprendizagem desenvolvido, sustentado na melhor evidência científica disponível, no referencial teórico de enfermagem, no enquadramento profissional do exercício de enfermagem e na análise crítica e reflexiva da prática clínica ao longo do Estágio, que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP), definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A problemática central deste trabalho é a dificuldade da criança em idade escolar com Disfunção Miccional Neurogénica (DMN) na autogestão da sua condição. A DMN sintetiza todos os tipos de alteração do funcionamento do trato urinário inferior, com origem no sistema nervoso central e/ou periférico. A preocupação com este fenómeno decorre da experiência clínica com crianças com DMN e suas famílias que vivenciam processos de transição associados à sua condição. A criança com DMN necessita de cuidados específicos, normalmente prestados pelos pais até à idade escolar, situação que pode gerar transtorno na família e sentimentos de inferioridade e vergonha na criança, por exemplo, pelo uso de fralda, uma vez que o controlo da eliminação urinária é uma competência que se desenvolve, normalmente, no período pré-escolar, já sendo expectável nesta idade esse autocontrolo por parte da criança. Deste modo, cabe ao EESIP, facilitar o desenvolvimento de competências de autogestão da sua condição à criança escolar, capacitando-a para a conquista da sua autonomia e independência, fundamentais para o seu desenvolvimento e maximização da sua saúde. Decorrente do aprofundamento deste fenómeno, na procura constante de novas formas de cuidar, construiu-se uma proposta de Programa de promoção da competência de autogestão à criança escolar com DMN, cuja implementação será uma oportunidade de dinamização na área da melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Estruturalmente, o relatório é constituído pelo enquadramento conceptual, a metodologia, o percurso de Estágio e aprendizagens significativas para o desenvolvimento de competências de EE, a proposta de Programa, considerações finais e perspetivas futuras.Malheiro, Maria Isabel Dias da CostaRepositório ComumLuz, Sílvia Vinagre da2023-02-15T13:01:20Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43840TID:203094301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-16T07:15:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:40.254151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
title O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
spellingShingle O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
Luz, Sílvia Vinagre da
Enfermagem pediátrica
Criança
Bexiga urinaria neurogênica
Autogestão
title_short O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
title_full O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
title_fullStr O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
title_full_unstemmed O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
title_sort O cuidado promotor da competência de autogestão na criança em idade escolar com disfunção miccional neurogénica
author Luz, Sílvia Vinagre da
author_facet Luz, Sílvia Vinagre da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiro, Maria Isabel Dias da Costa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Sílvia Vinagre da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Criança
Bexiga urinaria neurogênica
Autogestão
topic Enfermagem pediátrica
Criança
Bexiga urinaria neurogênica
Autogestão
description O presente Relatório pretende explicitar o percurso de aprendizagem desenvolvido, sustentado na melhor evidência científica disponível, no referencial teórico de enfermagem, no enquadramento profissional do exercício de enfermagem e na análise crítica e reflexiva da prática clínica ao longo do Estágio, que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP), definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A problemática central deste trabalho é a dificuldade da criança em idade escolar com Disfunção Miccional Neurogénica (DMN) na autogestão da sua condição. A DMN sintetiza todos os tipos de alteração do funcionamento do trato urinário inferior, com origem no sistema nervoso central e/ou periférico. A preocupação com este fenómeno decorre da experiência clínica com crianças com DMN e suas famílias que vivenciam processos de transição associados à sua condição. A criança com DMN necessita de cuidados específicos, normalmente prestados pelos pais até à idade escolar, situação que pode gerar transtorno na família e sentimentos de inferioridade e vergonha na criança, por exemplo, pelo uso de fralda, uma vez que o controlo da eliminação urinária é uma competência que se desenvolve, normalmente, no período pré-escolar, já sendo expectável nesta idade esse autocontrolo por parte da criança. Deste modo, cabe ao EESIP, facilitar o desenvolvimento de competências de autogestão da sua condição à criança escolar, capacitando-a para a conquista da sua autonomia e independência, fundamentais para o seu desenvolvimento e maximização da sua saúde. Decorrente do aprofundamento deste fenómeno, na procura constante de novas formas de cuidar, construiu-se uma proposta de Programa de promoção da competência de autogestão à criança escolar com DMN, cuja implementação será uma oportunidade de dinamização na área da melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Estruturalmente, o relatório é constituído pelo enquadramento conceptual, a metodologia, o percurso de Estágio e aprendizagens significativas para o desenvolvimento de competências de EE, a proposta de Programa, considerações finais e perspetivas futuras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-15T13:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43840
TID:203094301
url http://hdl.handle.net/10400.26/43840
identifier_str_mv TID:203094301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130938297286656