Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Cátia Patrícia Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/22586
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
id RCAP_937c53cfb7c0575176c9d31ed367f510
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/22586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básicoTextos literáriosOrientações curricularesEnsino básicoDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Este trabalho centra-se no estudo de perspetivas teóricas e de orientações tutela-res, a par da opinião dos docentes, no que diz respeito aos tipos de textos – utilitários e/ou literários – a integrar nas aulas de Português do 4.º ano do Ensino Básico. Partindo de teorizações defensoras de ambas as tipologias, procurámos perceber o sentido e a eficácia da sua inclusão na exploração de diversas temáticas previstas nos documentos curriculares, com particular ênfase para o corpus textual que sugerem. Em termos empíricos, recolhemos depoimentos de docentes de escolas públicas e privadas, de modo a percebermos o pendor das suas escolhas, no que toca à fonte e autoria dos textos a que recorrem. No quadro de uma metodologia exploratória com recurso a um questionário semi-estruturado, em termos de resultados foi possível apurar que, os pro-fessores, independentemente de serem do ensino público ou privado, tendem a preferir textos literários (em poesia ou em prosa) de autores consagradosThis work focuses on the study of theoretical perspectives and curriculum guide-lines, alongside the teachers' opinion, regarding the types of texts – utilities and/or liter-ary – to integrate in Portuguese classes at 4. grade of basic education. Starting from theorizing defenders both typologies, we sought to understand the meaning and effectiveness of their inclusion in exploring various themes provided in curriculum documents, with particular emphasis to the corpus they suggest. Empirical-ly, we gathered testimonials from teachers of public and private schools, to perceive the tendency of their choices, with regard to source and authorship of the texts they use. In an exploratory methodology using a semi-structured questionnaire, in terms of results it was found that, teachers, whether in public or private education, tend to prefer literary texts (poetry or prose) of acclaimed authors with their justifications centered at the ap-propriateness to the content to teach.2012-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/22586http://hdl.handle.net/10316/22586porDelgado, Cátia Patrícia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:19:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/22586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:15.222995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
title Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
spellingShingle Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
Delgado, Cátia Patrícia Nunes
Textos literários
Orientações curriculares
Ensino básico
title_short Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
title_full Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
title_fullStr Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
title_full_unstemmed Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
title_sort Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico
author Delgado, Cátia Patrícia Nunes
author_facet Delgado, Cátia Patrícia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Cátia Patrícia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Textos literários
Orientações curriculares
Ensino básico
topic Textos literários
Orientações curriculares
Ensino básico
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/22586
http://hdl.handle.net/10316/22586
url http://hdl.handle.net/10316/22586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133772633866240