REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PÓS TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO, EM JOVENS: DESAFIOS PARA OS ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Maria Armanda Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=hdUFkKv6
Resumo: Introdução: Os traumatismos cranioencefálicos constituem um problema de saúde pública. Estes, normalmente provocados por acidentes, constituem uma das principais causas de morte na infância, causando também sequelas físicas e neuropsicológicas que condicionam significativamente a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. A reabilitação neuropsicológica é uma abordagem que possibilita a minimização dessas mesmas sequelas, desde que efetuada o mais precocemente possível e por uma equipa multidisciplinar, fazendo-se o aproveitamento da elevada plasticidade neuronal, nestas etapas da vida, na infância e adolescência. Objetivo: O objetivo geral é procurar a melhor evidência disponível relativamente aos benefícios - efetivos e potenciais - da reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes, quando vítimas de traumatismo cranioencefálico, moderado e/ou grave. Método: Revisão integrativa da literatura, tendo-se efetuado pesquisa bibliográfica em bases de dados, EBSCO e Pubmed, limitada a artigos datados no período de janeiro de 2010 a março de 2016, utilizando como descritores em língua inglesa: Traumatic brain injury, Rehabilitation e Pediatric. Resultados: A amostra final inclui 7 artigos com diversidade metodológica que analisam a importância da reabilitação, física e neuropsicológica, nas crianças e adolescentes que são vítimas de traumatismo craniano moderado e/ou grave. Conclusão: A reabilitação neuropsicológica é importante para o processo de recuperação destes doentes, sendo efetuada por uma equipa multidisciplinar, onde a partilha da informação entre os vários elementos é fundamental. O papel do enfermeiro de reabilitação revela-se fulcral na implementação de planos interventivos, adequando as estratégias e recorrendo a vários instrumentos, de acordo com o nível cognitivo da criança ou adolescente. A participação dos pais ou principal cuidador é importante no processo de reabilitação. Existe a necessidade de serem criadas bases de sustentação em cuidados de enfermagem de reabilitação neuropsicológica, com a criação de programas com linhas orientadoras específicas que contemplem não só a vítima mas também os seus familiares ou principal cuidador. Deverão ser realizadas novas pesquisas científicas nesta área, nomeadamente por enfermeiros, de modo a promover uma melhoria na efetividade desses mesmos cuidados.
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