Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44265 |
Resumo: | Portugal e Espanha partilham características comuns no plano dos processos de implantação e desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, defrontando-se atualmente com alguns dilemas decorrentes da aproximação tardia à modernidade educativa ocidental. A análise dos constrangimentos políticos, sociais e culturais que assolam as sociedades contemporâneas da Europa do Sul (com particular incidência nos países ibéricos) e dos consequentes desafios que se colocam à reconfiguração dos sistemas educativos constituiu o objetivo central que presidiu à organização da Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, realizada nos dias 9, 10 e 11 de Julho de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Este núcleo temático integra cinco textos selecionados do conjunto de quase setenta originalmente entregues à Comissão Organizadora da conferência para publicação nas respectivas atas. A seleção dos cinco textos decorreu da articulação de alguns critérios: i) a inclusão de trabalhos que permitissem uma perspectiva abrangente sobre os países ibéricos ou sobre algumas das respectivas regiões, bem como realizados em ambos os países, por forma a favorecer o conhecimento e o confronto das respectivas realidades educativas; ii) a exclusão de relatos de trabalhos em curso, optando-se por textos suportados em pesquisas suficientemente consolidadas para permitir o esboço de conclusões (ainda que as mesmas possam assumir-se como provisórias); iii) a prioridade conferida às linhas temáticas mais destacadas na “call for papers” da conferência; iv) a solidez científica dos textos, designadamente no que respeita à clareza e pertinência dos objetivos, à adequação da metodologia da pesquisa adotada e à relevância da revisão de literatura e dos resultados alcançados. |
id |
RCAP_93850e8504dcfe56c12589686f464f1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44265 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertosSociologia da EducaçãoEuropa do SulCiências Sociais::Ciências da EducaçãoPortugal e Espanha partilham características comuns no plano dos processos de implantação e desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, defrontando-se atualmente com alguns dilemas decorrentes da aproximação tardia à modernidade educativa ocidental. A análise dos constrangimentos políticos, sociais e culturais que assolam as sociedades contemporâneas da Europa do Sul (com particular incidência nos países ibéricos) e dos consequentes desafios que se colocam à reconfiguração dos sistemas educativos constituiu o objetivo central que presidiu à organização da Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, realizada nos dias 9, 10 e 11 de Julho de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Este núcleo temático integra cinco textos selecionados do conjunto de quase setenta originalmente entregues à Comissão Organizadora da conferência para publicação nas respectivas atas. A seleção dos cinco textos decorreu da articulação de alguns critérios: i) a inclusão de trabalhos que permitissem uma perspectiva abrangente sobre os países ibéricos ou sobre algumas das respectivas regiões, bem como realizados em ambos os países, por forma a favorecer o conhecimento e o confronto das respectivas realidades educativas; ii) a exclusão de relatos de trabalhos em curso, optando-se por textos suportados em pesquisas suficientemente consolidadas para permitir o esboço de conclusões (ainda que as mesmas possam assumir-se como provisórias); iii) a prioridade conferida às linhas temáticas mais destacadas na “call for papers” da conferência; iv) a solidez científica dos textos, designadamente no que respeita à clareza e pertinência dos objetivos, à adequação da metodologia da pesquisa adotada e à relevância da revisão de literatura e dos resultados alcançados.Associação Portuguesa de Sociologia, Federação Espanhola de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoTorres, Leonor LimaAlves, Mariana Gaio2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44265porTORRES, Leonor Lima, ALVES, Mariana Gaio (Orgs.) (2016). Nota introdutória ao núcleo temático - A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), pp. 255-260. ISSN 0871-91870871-918710.21814/rpe.10275https://revistas.rcaap.pt/rpeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:45.697560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
title |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
spellingShingle |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos Torres, Leonor Lima Sociologia da Educação Europa do Sul Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
title_full |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
title_fullStr |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
title_full_unstemmed |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
title_sort |
Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima Alves, Mariana Gaio |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Mariana Gaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima Alves, Mariana Gaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da Educação Europa do Sul Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sociologia da Educação Europa do Sul Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Portugal e Espanha partilham características comuns no plano dos processos de implantação e desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, defrontando-se atualmente com alguns dilemas decorrentes da aproximação tardia à modernidade educativa ocidental. A análise dos constrangimentos políticos, sociais e culturais que assolam as sociedades contemporâneas da Europa do Sul (com particular incidência nos países ibéricos) e dos consequentes desafios que se colocam à reconfiguração dos sistemas educativos constituiu o objetivo central que presidiu à organização da Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, realizada nos dias 9, 10 e 11 de Julho de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Este núcleo temático integra cinco textos selecionados do conjunto de quase setenta originalmente entregues à Comissão Organizadora da conferência para publicação nas respectivas atas. A seleção dos cinco textos decorreu da articulação de alguns critérios: i) a inclusão de trabalhos que permitissem uma perspectiva abrangente sobre os países ibéricos ou sobre algumas das respectivas regiões, bem como realizados em ambos os países, por forma a favorecer o conhecimento e o confronto das respectivas realidades educativas; ii) a exclusão de relatos de trabalhos em curso, optando-se por textos suportados em pesquisas suficientemente consolidadas para permitir o esboço de conclusões (ainda que as mesmas possam assumir-se como provisórias); iii) a prioridade conferida às linhas temáticas mais destacadas na “call for papers” da conferência; iv) a solidez científica dos textos, designadamente no que respeita à clareza e pertinência dos objetivos, à adequação da metodologia da pesquisa adotada e à relevância da revisão de literatura e dos resultados alcançados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44265 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
TORRES, Leonor Lima, ALVES, Mariana Gaio (Orgs.) (2016). Nota introdutória ao núcleo temático - A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), pp. 255-260. ISSN 0871-9187 0871-9187 10.21814/rpe.10275 https://revistas.rcaap.pt/rpe |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132563434897408 |