Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26687 |
Resumo: | O presente relatório é o resultado de quatro meses de estágio na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. Na primeira parte, apresenta-se uma contextualização teórica na qual se evidência os conceitos de turismo e os diversos “fatores” que lhe são subordinados, do turismo ao turismo cultural, os equipamentos culturais e categorias, o museu como espaço de turismo e a definição do turista dos espaços culturais. Na segunda parte apresenta-se todo o estudo empírico sobre a Fundação Eugénio de Almeida, local de estágio e onde teve origem o estudo sobre o perfil do público que visita a Fundação. Através da análise a questionários aplicados aos visitantes deste espaço encontrou-se a caracterização e as motivações do público que a visita. Os resultados mostram a importância deste estudo para o desenvolvimento de novos projetos que possibilitem motivar e atrair os visitantes que já conhecem o espaço e os novos públicos que possam surgir; Abstract: Characterization of the Publics of the Eugénio de Almeida Foundation This report is the result of a four-month internship at the Eugénio de Almeida Foundation in Évora. In the first part, we present a hypothetical context that highlights the concepts of tourism and the various “factors” that are subordinated, from tourism to cultural tourism, cultural facilities and categories, the museum as a tourism space and the definition of the tourist of cultural spaces. cultural The second part presents the whole empirical study on the Eugénio de Almeida Foundation, where the internship took place and where the study on the profile of the public visiting the Foundation was conducted. Through the analysis of questionnaires applied to the visitors of this space, we found the characterization and motivations of the public who visited it. The results show the importance of this study for the development of new projects that motivate and attract visitors who already know the space and the new audiences that may arise. |
id |
RCAP_93896541011519b0fd86166cf8f20270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26687 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de AlmeidaTurismoTurismo CulturalEquipamentos CulturaisFundação Eugénio de AlmeidaTuristaMotivaçõesTourismCultural TourismCultural EquipmentEugénio de Almeida FoundationTouristMotivationsO presente relatório é o resultado de quatro meses de estágio na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. Na primeira parte, apresenta-se uma contextualização teórica na qual se evidência os conceitos de turismo e os diversos “fatores” que lhe são subordinados, do turismo ao turismo cultural, os equipamentos culturais e categorias, o museu como espaço de turismo e a definição do turista dos espaços culturais. Na segunda parte apresenta-se todo o estudo empírico sobre a Fundação Eugénio de Almeida, local de estágio e onde teve origem o estudo sobre o perfil do público que visita a Fundação. Através da análise a questionários aplicados aos visitantes deste espaço encontrou-se a caracterização e as motivações do público que a visita. Os resultados mostram a importância deste estudo para o desenvolvimento de novos projetos que possibilitem motivar e atrair os visitantes que já conhecem o espaço e os novos públicos que possam surgir; Abstract: Characterization of the Publics of the Eugénio de Almeida Foundation This report is the result of a four-month internship at the Eugénio de Almeida Foundation in Évora. In the first part, we present a hypothetical context that highlights the concepts of tourism and the various “factors” that are subordinated, from tourism to cultural tourism, cultural facilities and categories, the museum as a tourism space and the definition of the tourist of cultural spaces. cultural The second part presents the whole empirical study on the Eugénio de Almeida Foundation, where the internship took place and where the study on the profile of the public visiting the Foundation was conducted. Through the analysis of questionnaires applied to the visitors of this space, we found the characterization and motivations of the public who visited it. The results show the importance of this study for the development of new projects that motivate and attract visitors who already know the space and the new audiences that may arise.Universidade de Évora2020-01-29T11:07:02Z2020-01-292019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26687http://hdl.handle.net/10174/26687TID:202375730porDepartamento de Sociologiatatiiana_isabel@hotmail.com746Caneira, Tatiana Isabel de Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:58.121248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
title |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
spellingShingle |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida Caneira, Tatiana Isabel de Passos Turismo Turismo Cultural Equipamentos Culturais Fundação Eugénio de Almeida Turista Motivações Tourism Cultural Tourism Cultural Equipment Eugénio de Almeida Foundation Tourist Motivations |
title_short |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
title_full |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
title_fullStr |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
title_sort |
Estágio curricular na Fundação Eugénio de Almeida. Caracterização do perfil de públicos dos espaços da Fundação Eugénio de Almeida |
author |
Caneira, Tatiana Isabel de Passos |
author_facet |
Caneira, Tatiana Isabel de Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caneira, Tatiana Isabel de Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Turismo Cultural Equipamentos Culturais Fundação Eugénio de Almeida Turista Motivações Tourism Cultural Tourism Cultural Equipment Eugénio de Almeida Foundation Tourist Motivations |
topic |
Turismo Turismo Cultural Equipamentos Culturais Fundação Eugénio de Almeida Turista Motivações Tourism Cultural Tourism Cultural Equipment Eugénio de Almeida Foundation Tourist Motivations |
description |
O presente relatório é o resultado de quatro meses de estágio na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. Na primeira parte, apresenta-se uma contextualização teórica na qual se evidência os conceitos de turismo e os diversos “fatores” que lhe são subordinados, do turismo ao turismo cultural, os equipamentos culturais e categorias, o museu como espaço de turismo e a definição do turista dos espaços culturais. Na segunda parte apresenta-se todo o estudo empírico sobre a Fundação Eugénio de Almeida, local de estágio e onde teve origem o estudo sobre o perfil do público que visita a Fundação. Através da análise a questionários aplicados aos visitantes deste espaço encontrou-se a caracterização e as motivações do público que a visita. Os resultados mostram a importância deste estudo para o desenvolvimento de novos projetos que possibilitem motivar e atrair os visitantes que já conhecem o espaço e os novos públicos que possam surgir; Abstract: Characterization of the Publics of the Eugénio de Almeida Foundation This report is the result of a four-month internship at the Eugénio de Almeida Foundation in Évora. In the first part, we present a hypothetical context that highlights the concepts of tourism and the various “factors” that are subordinated, from tourism to cultural tourism, cultural facilities and categories, the museum as a tourism space and the definition of the tourist of cultural spaces. cultural The second part presents the whole empirical study on the Eugénio de Almeida Foundation, where the internship took place and where the study on the profile of the public visiting the Foundation was conducted. Through the analysis of questionnaires applied to the visitors of this space, we found the characterization and motivations of the public who visited it. The results show the importance of this study for the development of new projects that motivate and attract visitors who already know the space and the new audiences that may arise. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13T00:00:00Z 2020-01-29T11:07:02Z 2020-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26687 http://hdl.handle.net/10174/26687 TID:202375730 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26687 |
identifier_str_mv |
TID:202375730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia tatiiana_isabel@hotmail.com 746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136652127371264 |