Marketing digital : um estudo das empresas em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Dalva Marina Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29327
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
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spelling Marketing digital : um estudo das empresas em AngolaComércio eletrónicoMarketing digitalInternetComportamento do consumidorAngolaE-commerceConsumer behavior658.8:681.324681.324:658.8Dissertação de mestrado em Estudos de GestãoCom a introdução das novas tecnologias e da Internet, os mercados têm evoluído cada vez mais. Os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes, por sentirem que mais facilmente podem comparar, comprar e reclamar através desta ferramenta. Por este motivo, as empresas procuram cada vez mais superar-se e oferecer produtos e serviços diferenciados ao cliente, de forma a ganhar vantagem competitiva num mercado cada vez mais competitivo. De igual forma, o Marketing tem vido a acompanhar esta mudança global, passou de “Marketing de Massas” a “Marketing Relacional” e deste, tem vindo cada vez mais a assumir-se como “Marketing Digital”. Por isso, esta investigação procurou descortinar qual o estado do Marketing Digital em Angola, um país que se encontra em franca expansão, nomeadamente demonstrar a sua importância para o país, identificar quais as dificuldades na implementação do mesmo e indicar diretrizes para melhoria do processo. Com base na literatura relacionada a matéria, realizaram-se entrevistas a empresas angolanas e analisaram-se sites de empresas igualmente angolanas. Os resultados revelam que o grande obstáculo a implementação das ferramentas de marketing digital se encontra na mentalidade dos gestores perante as novas tecnologias e também na falta de planeamento e pesquisa; visto que muitas das causas apontadas pelos entrevistados tais como telecomunicações débeis, falta de mão-de-obra no mercado capacitada para o efeito e a baixa penetração da Internet em Angola, denotam isso, pois, como veremos mais adiante, no mercado angolano já existem meios suficientes que permitem a implementação do marketing digital. Por último, este estudo procura contribuir para os mudança de mentalidade dos gestores de empresas (sobretudo de empresas angolanas), aprimorar as estratégias traçadas pelas marketers e enriquecer os conhecimentos dos académicos.With the introduction of new technologies and the Internet, markets have evolved significantly. Consumers become increasingly demanding, because they feel that they can more easily compare, buy and complain through this tool. For this reason, companies are increasingly looking to improve and offer differentiated products and services to the customer in order to gain competitive advantage in an progressively competitive market. Similarly, Marketing has been following this global change, evolved from "Mass Marketing" to "Relationship Marketing" and this has been increasingly assumed as "Digital Marketing". Therefore, this research sought to uncover the state of Digital Marketing in Angola, a country that is booming, and in particular demonstrate its importance for the country, identify the difficulties in implementing it and indicate guidelines for process improvement. Based on the literature, interviews were conducted with Angolan managers and Angolan companies’ websites were analyzed. The results reveal that the major obstacle to the implementation of digital marketing tools is in the mindset of managers towards new technologies (taking into account the results of the interviews also applied and the results of the analyzed sites) and also the lack of planning and research; as many of the reasons pointed out by respondents such as weak telecommunications, lack of skilled manpower in the market and low Internet penetration in Angola, indicate this because, as we shall see later, in the Angolan market since there are means sufficient to allow the implementation of digital marketing. Finally, this study seeks to contribute to the change in mindset of managers of companies (mainly Angolan companies), to enhance the strategies outlined by marketers and enrich the knowledge of academics.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoGuerra, Dalva Marina Teixeira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29327por201084791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:30.470315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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