A Retórica dos Afetos: O caso do XX Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12042 |
Resumo: | O paradigma atual da retórica política vive a era dos afetos. Em Portugal, a vulgarização do conceito “retórica dos afetos” é sintomática desta realidade. A intensificação emocional da linguagem política não tem significado, no entanto, um aumento da investigação científica no seio académico português nem uma melhor compreensão do funcionamento e da eficácia retórica da emoção. No contexto português, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como XX Presidente da República, significativamente conhecido como o “Presidente dos Afetos”, está intimamente relacionada com a mudança comunicativa verificada. Assumindo a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República como paradigmática do recurso a uma retórica de afetos, tomámos as eleições presidenciais de 2016 em Portugal como caso de estudo e analisámos os artigos publicados na imprensa durante esse período. Pretendemos perceber como se constrói, o que caracteriza, quando surge, como funciona e porque é eficaz a retórica dos afetos de Marcelo Rebelo de Sousa. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em três capítulos – 1. Teoria e Prática de um Saber Retórico, 2. Desconstrução de uma Retórica dos Afetos, 3. Teoria e uma Prática de uma Retórica dos Afetos –, correspondendo cada um a uma metodologia de análise – biográfica, quantitativa e discursiva. Ao longo destes capítulos, procurámos refletir sobre as características emocionais, argumentativas e estratégicas de uma retórica de afetos, assim alertando para a sua obscura complexidade e não-inocência. |
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A Retórica dos Afetos: O caso do XX Presidente da República, Marcelo Rebelo de SousaRetóricaComunicaçãoPolíticaAfetosMarcelo Rebelo de SousaEleiçõesDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da ComunicaçãoO paradigma atual da retórica política vive a era dos afetos. Em Portugal, a vulgarização do conceito “retórica dos afetos” é sintomática desta realidade. A intensificação emocional da linguagem política não tem significado, no entanto, um aumento da investigação científica no seio académico português nem uma melhor compreensão do funcionamento e da eficácia retórica da emoção. No contexto português, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como XX Presidente da República, significativamente conhecido como o “Presidente dos Afetos”, está intimamente relacionada com a mudança comunicativa verificada. Assumindo a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República como paradigmática do recurso a uma retórica de afetos, tomámos as eleições presidenciais de 2016 em Portugal como caso de estudo e analisámos os artigos publicados na imprensa durante esse período. Pretendemos perceber como se constrói, o que caracteriza, quando surge, como funciona e porque é eficaz a retórica dos afetos de Marcelo Rebelo de Sousa. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em três capítulos – 1. Teoria e Prática de um Saber Retórico, 2. Desconstrução de uma Retórica dos Afetos, 3. Teoria e uma Prática de uma Retórica dos Afetos –, correspondendo cada um a uma metodologia de análise – biográfica, quantitativa e discursiva. Ao longo destes capítulos, procurámos refletir sobre as características emocionais, argumentativas e estratégicas de uma retórica de afetos, assim alertando para a sua obscura complexidade e não-inocência.The current paradigm of political rhetoric lives an era of affections. In Portugal, the popularization of the concept “rhetoric of affections” is symptomatic of this reality. The emotional intensification of political language has not provoked, however, an increase in scientific research in the Portuguese academic field or a better understanding of the functioning and rhetorical effectiveness of emotion. In the Portuguese context, the election of Marcelo Rebelo de Sousa as the 20th President of the Nation, significantly known as the “President of Affections”, is closely related to the communicative change verified. Assuming Marcelo Rebelo de Sousa’s candidacy for the Presidency as a paradigm of a rhetoric of affections, we took the 2016 presidential elections in Portugal as a case study and analyzed the articles published in the press during that period. We intend to understand how it is built, what characterizes, when appears, how works, and why the rhetoric of affections of Marcelo Rebelo de Sousa is effective. The development of the work is divided into three chapters – 1. Theory and Practice of a Rhetorical Knowledge, 2. Deconstruction of a Rhetoric of Affections, 3. Theory and Practice of a Rhetoric of Affections –, each one corresponding to a different methodology of analysis – biographical, quantitative, and discursive. Throughout these chapters, we tried to reflect on the emotional, argumentative, and strategic characteristics of a rhetoric of affections, thus alerting to its obscure complexity and non-innocence.Serra, Joaquim Mateus PauloBorralho, Maria Luísa Malato da RosauBibliorumAmorim, Francisca Gonçalves2022-02-21T17:19:12Z2021-05-032021-05-03T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12042TID:101692994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:38:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:38:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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